Blog - Últimas notícias

Você compreende a diferença entre o que os seus clientes querem e o que a sua organização lhes entrega?

A capacidade de entender o que o seu cliente quer é crítica aos resultados e à sustentabilidade da sua organização.

A diferença entre o requisito e a entrega

Inspirado, adaptado e com tradução livre do artigo Do You Understand What Customers Want And Can You Build It? de Alexander Osterwalder, publicado em blog.strategyzer.com

por Joel Solon Farias Azevedo
Diretor da ProValore

O maior desafio: saber o que o seu cliente realmente quer

Talvez o maior desafio de uma organização seja saber o que o seu cliente quer, quando e quanto. O segundo desafio é a capacidade de entregar o que o seu cliente quer, quando, quanto e como quer.

Nível um, ainda insuficiente

O desafio está pintado de verde, na imagem acima,do Alex. É a parcela de requisitos do seu cliente que a sua organização consegue entender e é capaz de lhe entregar. Simples assim. Ou só isto?

Nível dois, a barreira da visão

Na área vermelha está o que o seu cliente quer e a sua organização é incapaz mesmo de entender ou perceber e provavelmente, também é incapaz de fazer e entregar.

Nível três, depois de ultrapassada a barreira da visão

A oportunidade real está naquilo que o seu cliente quer e que normalmente a sua organização é incapaz de perceber, por diversas razões:

  • não conhece o cliente mesmo, e nem faz pesquisas para tentar conhecer (no serviço público brasileiro, por exemplo);
  • faz algumas pesquisas esporádicas, mas insuficientes para compreender os reais requisitos dos seus clientes;
  • o tempo de reação é tão grande que quando os requisitos são atendidos o cliente já mudou os seus, já quer outra coisa.

A grande barreira, mudar a forma como as coisas são feitas

O passo seguinte, para as organizações capazes de fazer a leitura dos requisitos de seus clientes, é ter a capacidade de mudar seus processos para lhes atender.

Sobre isto nós já falamos no artigo As organizações do novo tempo observando que algumas organizações se estruturam para inovar, e outras não. São estas que tendem a viver menos.

A inovação passa por saber o que o seu cliente quer e conseguir entregar o que ele quer, nem mais, nem menos.

 

interrogQuer saber mais sobre nós? 

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

 

Fique por dentro de tudo que acontece na gestão!

Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

ProValore Consultoria de Gestão e Desenvolvimento Gerencial | Fone 61 4042 3586 | Brasília - DF | e-mail contato@provalore.com.br - Enfold WordPress Theme by Kriesi