O mal do paternalismo

Os gestores empresariais não podem fazer seus subordinados usarem “fraldas corporativas”. por Alfredo Assumpção em CartaCapital.com.br Como presidente de um grupo de empresas de executive search, sou constantemente questionado sobre a melhor forma de gerir uma companhia. No nosso trabalho temos como obrigação avaliar todas as variáveis internas e externas, que influenciam a vida empresarial de […]

O mal do paternalismo Read More »

Governança pública – saiba a diferença entre governança e gestão

A boa governança pública tem como propósito conquistar e preservar a confiança da sociedade, por meio de um conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público. por Joel Solon Farias AzevedoFundador da ProValore Este é o segundo artigo de uma série destinada a entender a

Governança pública – saiba a diferença entre governança e gestão Read More »

Diferenças entre metodologia tradicional e metodologia ágil

É cada vez mais comum no mundo corporativo o desenvolvimento detalhado de projetos a fim de seguir devidamente algumas especificações, como prazos, custos, qualidade, inovação e satisfação do cliente. Com uma maior exigência no mercado, deu-se mais importância ao gerenciamento de projetos por meio de metodologias adequadas. Duas das mais conhecidas, especialmente quando se trata do desenvolvimento de softwares,

Diferenças entre metodologia tradicional e metodologia ágil Read More »

O princípio de Peter: quando a ascensão leva à incompetência

O princípio de Peter lembra que nem todas as pessoas (não importa quão habilidosas elas possam parecer) são adequadas para uma promoção. Às vezes, promover alguém significa levar a organização à mais absoluta incompetência. O princípio de Peter diz que, muitas vezes, o fato de um trabalhador merecer uma promoção não significa que ele esteja preparado para

O princípio de Peter: quando a ascensão leva à incompetência Read More »

Ótimo é inimigo do bom?

Essa famosa expressão do mundo corporativo pode ser, na verdade, o cúmplice do péssimo. Durante as últimas décadas – antes, portanto, da atual crise justificar todo tipo de abuso – tem prosperado entre nós um desses movimentos que nascem tímidos, crescem, avançam e, quando nos damos conta, assumem o comando e ditam as regras dos

Ótimo é inimigo do bom? Read More »

A importância do Escritório de Projetos (PMO) nas organizações

por Celso Cunha, em http://webinsider.uol.com.br/ PMO, ou Escritório de Projetos, é a principal ferramenta para priorizar, planejar, controlar e concretizar os projetos nas organizações. Como sua empresa administra isso? Continuamos a refletir sobre os problemas, devido à falta de entendimento sobre a atividade de gerenciamento de projetos, por boa parte de líderes das mais diversas

A importância do Escritório de Projetos (PMO) nas organizações Read More »