Transformação cultural nas organizações: 6 dicas para liderá-la

A cultura de uma organização é todo aquele conjunto de valores que norteia desde as decisões mais importantes até as mais corriqueiras do negócio. Em muitos casos, ela é definida pelas próprias pessoas que fazem parte da organização e, quando não é bem gerenciada, pode acabar por tomar rumos insatisfatórios, tornando necessária a transformação cultural nas organizações.

Nessas circunstâncias, pode ser preciso passar por um período de intensas mudanças.

Original na RandonCorp

O que é transformação cultural nas organizações?

A transformação cultural nas organizações nada mais é do que um período de reestruturação em que a identidade ou a personalidade do negócio está sendo redefinida. Basicamente, então, é uma redefinição dos comportamentos e das crenças que vão dizer “quem” a organização é.

Esse processo pode estar associado à adoção de novas tecnologias, à abertura para uma atuação mais flexível ou até mesmo a uma governança mais formal, preparada para a atuação internacional, por exemplo. Independentemente do objetivo, a transformação cultural nas organizações é esse processo delicado de transição, que deve ser muito bem orientado.

Quais são os seus elementos?

A transformação cultural está baseada em cinco elementos fundamentais, conforme o modelo ALPES.
Eles propõem uma transição mais rápida, prática e certeira, incluindo os fatores que você poderá conferir a seguir.

Alinhamento

Você precisa definir com clareza qual é a cultura que deseja estabelecer. Como você quer que seja a conduta das pessoas na organização e que tipo de comportamento será valorizado? Essas premissas precisam concordar com a visão estratégica do negócio e é interessante que sejam criados indicadores para acompanhar a sua implementação.

Liderança

Os líderes das suas equipes precisam ser os principais difusores da nova cultura. Por isso, certifique-se de que eles estejam completamente alinhados e preparados para não só orientar os demais, mas também para serem os modelos de atuação em cada interação, negociação e decisão feitas dentro e fora das dependências da organização.

Inclusive, a autora Carolyn Taylor, em sua obra “Walking the Talk“, destaca que essa transformação cultural só é viável por meio da liderança pelo exemplo.

Processos de RH

O próximo elemento está associado ao alinhamento entre a nova cultura e o RH (Recursos Humanos), encarregado de determinar os times ideais para assumir as atividades da organização. Por isso, é preciso decidir como a organização vai passar a selecionar os seus talentos, desenvolver as pessoas, remunerá-las e reconhecê-las.

Engajamento da organização

O elemento seguinte diz respeito a provocar nas pessoas o desejo de participar desse processo de mudança. O engajamento é criado a partir de uma comunicação transparente da mudança e de orientações bem elaboradas sobre o que é esperado de cada um, com suporte total para essa transição comportamental.

Sustentação das ações

Por fim, será hora de definir e de acompanhar indicadores que apontem o sucesso da implementação da transformação cultural nas organizações. De olho nas métricas, é possível entender o quanto as pessoas estão aderindo às mudanças e o quão efetivo está sendo o processo.

O posicionamento das lideranças afeta diretamente a qualidade da cultura organizacional. Por isso, quando um negócio se coloca diante de uma transformação cultural emergente, é fundamental que as lideranças estejam preparadas para orientar os times. Veja, a seguir, como isso pode ser feito!

Como liderar a transformação cultural nas organizações?

Você já viu que a transformação cultural nas organizações depende, sobretudo, de uma liderança talentosa e potente, não é mesmo? Então, agora está na hora de entender como isso pode ser colocado em prática. Veja só!

1. Prepare as lideranças

O primeiro passo é garantir que as suas lideranças estejam preparadas para dar início a esse processo. Elas precisarão passar por um alinhamento à nova cultura. Então, sempre que necessário, forneça vivências e treinamentos que as preparem para decidir, agir e interagir segundo as novas exigências.

2. Determine os objetivos da transformação

Também é muito importante que toda a organização tenha clareza sobre qual é o objetivo principal dessa transformação. Sendo assim, certifique-se de deixar claro para todos quais são as expectativas da organização dali em diante e como isso vai colaborar para os resultados visados.

3. Prepare os envolvidos

Não espere que as pessoas mudem os seus comportamentos de uma hora para outra. Elas precisam ser preparadas para isso e, na maioria das vezes, a nova cultura precisa ser internalizada para depois se tornar um hábito. Por isso, prepare a mentalidade de todos os envolvidos para atuar de forma alinhada com as mudanças propostas.

4. Faça um alinhamento dos processos internos

Os processos internos também precisam ser ajustados. Não adianta nada exigir agilidade dos times se a tecnologia for obsoleta ou se os procedimentos forem burocráticos. É preciso redesenhar os fluxos de processos para que eles correspondam à nova realidade.

5. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é sempre uma aliada nesses casos, então, use-a a seu favor. Ela vai tornar os processos mais integrados, confiáveis, ágeis e até automatizados, dependendo da solução. Com isso, as pessoas podem dedicar a sua energia e a sua atenção ao que realmente importa.

6. Monitore os processos de perto

Por fim, é preciso acompanhar todos os processos de perto, principalmente para entender quais são as principais dificuldades das pessoas. Desse modo, você pode criar interferências pessoais eficazes para que todos consigam se adaptar à nova cultura e se beneficiar dela.

Por onde essa transformação pode começar?

A transformação cultural deve sempre começar pela alta cúpula do negócio. Os seus diretores e as lideranças precisam ser os primeiros a incorporar a mudança em suas atitudes, na mentalidade, nas decisões e na comunicação. Mas esse jamais deve ser um posicionamento vago. Mais do que discursar sobre uma mudança, eles precisam ser a mudança.

As equipes são muito mais inspiradas pelo exemplo do que pelas longas conversas e exigências. É claro que uma comunicação eficiente, quando disseminada internamente, é efetiva para fazer com que todos entendam que uma mudança está ocorrendo, mas ela não deve ser a base para essa transição.

Os líderes têm que ser a referência para a qual as pessoas recorrem quando têm dúvidas ou se sentem inseguras sobre o seu próximo passo. Em última instância, eles devem mostrar, em momentos difíceis e nos triviais, que tipo de posicionamento é esperado de cada um.

Entendeu como a transformação cultural nas organizações, embora envolva alguns passos complexos e que precisam ser implementados e ajustados a longo prazo, pode ser determinante para o alcance de melhores resultados? Então, se você tem notado que já está na hora de mudar a mentalidade da sua organização, coloque as nossas dicas em prática.

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