O empreendedorismo no serviço público

Essa característica empreendedora, que ainda hoje é considerada por muitos como incompatível com o serviço público, visão amparada pela maior predileção por seu desenvolvimento no ramo empresarial, apesar de atuar na maioria das vezes de forma indireta, tem trazido resultados significativos em diversas instituições públicas.

Original por Humberto de Mattos no republica.org

Podemos considerar o servidor com perfil empreendedor como alguém que não só é capaz de perceber uma oportunidade de inovação, seja tecnológica, procedimental ou comportamental mas além dessa percepção,  é movido pelo inconformismo vivido dentro de uma construção em que nitidamente está forjada em uma estrutura que há muito tempo foi ultrapassada e através dos costumes ou conservadorismo permanece preservada. 

Outro ponto a ser considerado é que como o empreendedorismo e a inovação não são encontrados na maioria das organizações públicas de forma estruturada, faz com que o agente acabe atuando na maioria dos casos de forma isolada, o que não só suprime diversas iniciativas, pela falta de apoio,  como também causa no público interno impactado um sentimento ainda maior de crise, pois por mais simples que seja a mudança, irá proporcionar uma alteração nos formatos há muito tempo enraizados dentro da instituição.

Empreendedorismo de dentro para fora 

Temos o costume de avaliar ideias em sentido macro ou apenas sob a ótica de quem irá receber as políticas públicas dos benefícios implementados, mas é preciso estar atento principalmente aos impactos internos que ela pode proporcionar dentro da organização, uma vez que será no público interno o lugar onde encontraremos nossos principais stakeholders, parceria fundamental para implementação de qualquer iniciativa. 

A realidade é que muitas vezes quando empreendemos a inovação, estamos simultaneamente gerando ameaça a diversos servidores que executam funções “analógicas” pela supressão total ou parcial das suas atividades desempenhadas. Dentro dessa tratativa não basta só realoca-los, uma vez que em prol de um bem maior estamos reformulando décadas de pertencimento em pessoas engajadas e comprometidas com a instituição, principalmente quando se refere a inclusão tecnológica.

Nesse universo enxergado muitas vezes como “predatório” é fundamental avaliar o que está sendo proposto, principalmente do ponto de vista de quem recebe a política pública que será afetada. Empreender é uma ação que só  se estabelece e se institucionaliza no serviço público quando desenvolvida junto com o “servir”,  uma vez que em vôo solo dificilmente buscará atingir objetivos republicanos. 

É preciso também ser resiliente para entender que existe um lapso temporal entre um projeto e a sua devida implementação, muitas vezes essas “linhas do tempo” não caminham juntas e forçar sua antecipação ou até mesmo perder o tempo certo para sua execução pode ocasionar no aborto de uma ideia que poderia causar um impacto realmente relevante na instituição. 

O comportamento empreendedor em tempos de crise

O comportamento empreendedor no serviço público, sobre tudo  em momentos de crise, possibilita a execução de um reposicionamento estratégico em tempo hábil, uma vez que com a alteração na governança voltada para o enfrentamento dessa condição, resulta na derrubada de diversas barreiras que anteriormente não permitiriam que essas sementes germinassem ou florescessem do jeito correto, e graças a essas soluções “pré-existentes” torna possível a essas instituições conduzir de maneira mais adequada e ágil, a solução para um determinado problema ou a minimização de seus efeitos.

Importante refletir em como nós gestores públicos lidamos com a percepção dessas características empreendedoras quando manifestadas em nosso “time”, uma vez que a princípio esse comportamento facilmente pode ser considerado como revelia, por se mostrar estrategicamente diferente do contexto atual ou do planejado. 

Essa leitura, quando devidamente conduzida e principalmente incentivada, mesmo  não gerando uma mudança direta nesse ambiente organizacional, permitirá reavaliar de forma mais ampla as estruturas e políticas públicas empregadas, possibilitando adequações necessárias para a melhoria ou manutenção dos seus resultados.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.