Esforços de transformação digital são frustrados sem mudança cultural

Alguns anos atrás, John Kotter e Holger Rathgeber escreveram uma parábola sobre uma colônia de pinguins imperadores na Antártida chamada Nosso iceberg está derretendo. Como você provavelmente pode adivinhar, essa fábula se concentra nas dificuldades de se ajustar às mudanças em um mundo muitas vezes assustador.

Adaptado do original Digital Transformation Efforts Stall Without Cultural Change, de Melissa Henley

Um dos personagens principais da história se chama NoNo e, como Kotter escreve em seu livro Sentido de Urgência, requer pouca imaginação para prever como ele reage a qualquer nova ideia. A neutralização de NoNos é crucial para mudanças a longo prazo, porque os NoNos prosperam nas organizações conservadoras.
Os grandes líderes, escreve Kotter, não concordam que uma organização deva conviver com pessoas que trabalham incansavelmente para matar a urgência e contra a mudança o tempo todo.

A transformação digital mudou muito a forma como as organizações operam. Os clientes esperam que serviços de alta qualidade sejam entregues mais rapidamente. No entanto, quando se trata de transformação digital, as organizações bem-sucedidas sabem que a tecnologia é apenas o meio e que a verdadeira transformação ocorre pela transformação dos modelos mentais e competências de liderança e orientação à mudança e ao cliente em todos os níveis da organização.

Por que a cultura impulsiona a transformação digital?

Estudos do BCG mostram que as organizações consultadas focadas na mudança de cultura tiveram cinco vezes mais resultados do que aquelas que negligenciaram a importância da cultura organizacional.

Ignorar a cultura é uma maneira quase infalível de fracassar na tentativa de transformação digital.

Como você sabe se possui uma cultura que apoiará a transformação digital?

Aqui estão alguns sinais de febre organizacional:

Sua equipe de liderança e gerenciamento conta com o que sempre funcionou, ou estão ativamente engajados com clientes e parceiros para desenvolver novas soluções?

Alguns poucos gestores ou áreas controlam as informações como um meio de preservação de poder, ou as informações são distribuídas ativamente em toda a organização?

Sua organização se move lentamente e toma decisões somente após vários casos de negócios, reuniões e revisões, ou aceita e assume riscos razoáveis ​​para aprender com o que funciona e o que não funciona?

Sua organização está só melhorando o que sempre funcionou e ainda acredita em obter resultados diferentes, ou as equipes são interdepartamentais e colaborativas? Existem várias equipes trabalhando juntas para impulsionar iniciativas verdadeiramente transformadoras?

Na sua organização todas as decisões devem ser revisadas e aprovadas, ou as pessoas são capacitadas e empoderadas para tomar decisões dentro de sua alçada e esfera de especialização?

Para apoiar com sucesso a transformação digital, os líderes devem abandonar velhos hábitos.
A organização deve se mover mais rapidamente e a comunicação deve ocorrer de maneira diferente.

3 maneiras de usar a cultura para impulsionar a transformação digital

A transformação digital requer mais do que apenas um novo software. Adotar uma cultura digital pode ser uma luta, pois os colaboradores se mobilizam em torno de pontos de contato consistentes, novas tecnologias e novas formas de trabalhar.

Em vez de encará-los como um passivo, reconheça o valor de seus colaboradores para o sucesso da transformação digital. Para usar a cultura a seu favor, os líderes devem reforçar a importância de todos os colaboradores – independentemente da função, antiguidade ou lotação – para o seu sucesso.

Compartilhe sua visão.

Você não pode simplesmente sancionar a transformação digital. Você deve compartilhar sua visão do que deve ser alcançado e por que, para que todos na organização entendam o quão crucial é a transformação digital. Reforce consistentemente sua mensagem através de todos os canais disponíveis e não se esqueça de se comunicar de forma consistente. Pode parecer supercomunicação, mas, para os colaboradores, isso cria um ambiente de antecipação que os entusiasma com as possibilidades trazidas pela transformação digital.

Capacite seus colaboradores.

A transformação digital requer mudanças rápidas. Adotar mudanças rápidas requer o consentimento daqueles que serão os responsáveis ​​por novas políticas, procedimentos e processos. Quando apropriado, inclua sua linha de frente na tomada de decisões – permita que eles forneçam feedback sobre o que faz sentido e o que não faz. Permitir que seus colaboradores ajudem a tomar essas decisões cria uma cultura de empoderamento e confiança e envolve toda a organização no sucesso de sua transformação.

Remova barreiras.

Silos entre áreas e tecnologia podem impedir a mudança. Verifique se a tecnologia está ajudando, e não atrapalhando. Além da tecnologia, é seu trabalho lembrar a todos da organização, independentemente da função, que eles têm um papel importante no suporte à experiência do cliente. Todos os colaboradores, independentemente de terem contato ou não com o cliente final tem responsabilidade na jornada do cliente. Ajude-os a lembrar disto o tempo todo.

Todos nós podemos mudar tecnologia, infraestrutura, processos e políticas. Mas, sem mudar as pessoas, é improvável que mudanças duradouras ocorram. Use essa oportunidade para comunicar de fato para toda a organização o objetivo maior de ter uma uma visão de futuro e objetivos compartilhados de transformação digital. Ao habilitar uma cultura em que todas as contribuições dos colaboradores são valorizadas, você usará a cultura para impulsionar a transformação digital – em vez de vê-la falhar devido à inércia.

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