5 motivos para fazer um planejamento estratégico

O sucesso de um negócio depende de muitos fatores. Gestor com um ótimo perfil de liderança, equipe competente e engajada e um bom planejamento estratégico são fatores imprescindíveis para que uma empresa alcance os seus objetivos.

Original publicado em www.scopi.com.br 

Quando estamos falando de planejamento estratégico, estamos nos referindo ao trabalho de pensar e analisar cenários internos e externos, definir objetivos e metas, para então planejar as ações que levarão à conquista dos objetivos desejados, o que também significa dizer: sonhos realizados.

Com um planejamento bem elaborado a empresa ganha previsibilidade, qualidade e produtividade. Do contrário, o que se vê é retrabalho, desperdício e insucesso ou sucesso por acaso, o que é uma raridade.

O planejamento estratégico é tão importante para uma empresa que deveria ser construído antes mesmo dela ser criada, quando o negócio está ainda no campo das ideias. Apesar do planejamento estratégico ser um processo já consagrado ao longo do tempo, há muitas empresas que ainda desconhecem a sua utilidade.

Para quem tem ainda alguma dúvida sobre a relevância deste processo, listamos abaixo cinco motivos para fazer um planejamento estratégico, independentemente do tamanho da sua empresa, seja pequena, média ou grande. Confira!

1: Ajuda a conhecer quais são as forças que devem ser exploradas e as fraquezas que devem ser eliminadas ou mitigadas

Muitos se aventuram a ser o que não são. Querem produzir ou prestar um serviço para o qual não estão preparados e não possuem as condições necessárias.

Assim, não conseguem fazer boas entregas e vivem numa instabilidade constante, trocando de identidade a todo o instante. Antes de desenvolver produtos e assumir riscos, investindo o capital que possui, é fundamental conhecer suas potencialidades (forças) e suas deficiências (fraqueza). A máxima socrática do “conhece-te a ti mesmo” se aplica também à gestão de uma empresa.

Antes de mais nada é preciso olhar para dentro de si e identificar quais são suas virtudes e defeitos, para, então, definir uma missão (propósito) compatível com aquilo que é.

2: Ajuda a identificar as oportunidades a serem aproveitadas e as ameaças a serem evitadas

Fazendo uma boa análise do cenário externo, podemos identificar oportunidades de curto, médio e longo prazo, para as quais devemos criar e desenvolver projetos e ações. O mesmo se aplica às ameaças que devem ser levantadas.

Assim, depois que a organização identifica suas forças e fraquezas e aponta as oportunidades e as ameaças existentes, é o momento de definir a filosofia da organização (missão, visão de futuro e valores), que servirá de base para o percurso a ser trilhado. Como se diz na linguagem popular, definir a filosofia e os objetivos da empresa sem uma análise minuciosa do ambiente externo é “dar um tiro no escuro”.

3: Ajuda a definir os objetivos e as metas

Fica muito difícil, para não dizer impossível, chegar a algum lugar sem saber qual é este lugar. Quanto mais claro for o objetivo, menos complexo será alcançá-lo. Onde você quer que sua empresa esteja daqui um ano? E daqui a cinco anos?

É quando entram as metas. Distinta dos objetivos que são mais abrangentes (exemplo: aumentar o faturamento), a meta é algo quantitativo, mais específico (exemplo: atingir o faturamento x). Podemos dizer que a meta é a quantificação do objetivo.

Nesse sentido, seguindo a técnica SMART, as metas devem ser mensuráveis, com um prazo pré-estabelecido para serem alcançadas e possuir sintonia com os objetivos da empresa. Na medida em que a meta é mensurável, é possível acompanhar a sua evolução. Caso a evolução desejada não esteja sendo alcançada, podemos, em tempo, intervir, planejando e executando ações que ajudarão a retomar o caminho.

placa apontando para uma direção

4: Ajuda a escolher qual é o melhor caminho a ser seguido para que as metas e os objetivos sejam alcançados

De fato, muitos caminhos podem levar ao mesmo lugar. Porém, o tempo e o desgaste podem variar de um para outro. Dependendo da escolha, as metas e os objetivos podem ficar comprometidos. Um percurso bem planejado, possibilita que a realização se dê já no processo da caminhada, com menos dor e sofrimento.

O tempo que se levará para planejar certamente será ainda inferior ao tempo desperdiçado, quando se recorre ao método da tentativa e erro. O planejamento estratégico ajuda a pensar nos riscos que cada caminho oferece e planejar as ações, cada uma com o seu prazo de execução e o seu responsável. Muitos investem recursos e tempo e não chegam onde gostariam.

5: Ajuda a alinhar a equipe de trabalho com as estratégias da organização

Equipe alinhando as estratégias em uma reunião de planejamento

Os que planejam, principalmente em grupo, conseguem mais êxito. Não é à toa que se diz que “ninguém é feliz sozinho”. É importante ouvir a opinião dos colaboradores, pois eles estão todos os dias na empresa e sabem os pontos fortes e fracos, o que funciona e o que não funciona, talvez até melhor que os próprios gestores.

Ou seja, os colaboradores são os responsáveis pela execução das ações e das estratégias. O operacional e o estratégico precisam andar de mãos dadas.  Uma vitória compartilhada é muito mais prazerosa, assim como uma derrota compartilhada é menos dolorosa.

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