Num ciclo de mudança cada vez mais acelerado e caracterizado por requisitos e nível crescente de exigência por parte dos cidadãos e clientes, as organizações precisam dar respostas urgentes em termos de melhoria de resultados, sejam eles financeiros ou de satisfação de seus públicos.
por Joel Solon Farias Azevedo, sócio-diretor da ProValore
Inspirado no original publicado em http://www.venki.com.br/blog/gestao-a-vista/
Muitas vezes, o sucesso ou o fracasso do alcance ou não dos resultados e objetivos das organizações é função direta da velocidade e qualidade da decisão de ajuste de suas estratégias e de seus processos aos requisitos crescentes de suas partes interessadas.
Neste contexto de mudança acelerada, a gestão à vista, que podemos chamar também de transparência na prestação de contas dos resultados, auxilia e muito na divulgação dos resultados interna e externamente à organização e ajuda a integrar e comprometer as pessoas com os objetivos comuns da organização, a partir da comunicação efetiva.
As informações de desempenho devem estar disponíveis em todos os locais de circulação e com fácil visibilidade e de forma inteligível, sempre de forma comparada com os resultados obtidos em relação aos objetivos fixados – o desvio positivo ou negativo de desempenho.
Devem ser públicos também os indicadores comparativos de resultado em relação às outras organizações do mesmo segmento, em forma de ranking, permitindo assim a todas as partes interessadas que tenham a leitura correta do nível de entrega de resultados da sua organização em relação às demais.
Por exemplo: um tribunal que tem um determinado tempo médio de baixa de processo judicial publica o seu tempo e também o ranking de todos os tempos de todos os tribunais, para que seus públicos entendam os seus resultados de forma comparada, e assim estejam estimulados a se engajar no processo de melhoria.
A chave – a melhoria no tempo e da qualidade da decisão
A tomada de decisão, em qualquer nível da organização (estratégico, tático ou operacional), tem que ser cada vez mais correta, rápida e oportuna, de modo a contribuir e acelerar os resultados das organizações.
Neste sentido, as informações gerenciais de suporte à decisão devem ser apresentadas de forma pertinente, sucinta e bem estruturada, de modo a permitir responder às principais questões colocadas por aqueles que têm responsabilidade em tomar decisões:
Como estamos hoje?
Como e quanto evoluímos?
Como estaremos daqui a alguns anos, se não fizermos nada para melhorar?
Estamos contentes com a situação atual?
O que precisamos fazer?
O que é mais urgente?
As quatro premissas básicas da gestão à vista
Oferecer informações acessíveis e simples que facilitem o trabalho cotidiano e comprometam os colaboradores em relação aos resultados esperados e ainda não alcançados.
Aumentar, de forma gradual e contínua, o conhecimento de informações relevantes para o maior número possível de colaboradores e interessados.
Facilitar o alinhamento estratégico dos objetivos das pessoas aos objetivos da organização a partir da transparência dos resultados. Tal conhecimento por parte dos colaboradores potencializa a sua autonomia, a independência e a segurança nas tomadas de decisão, uma vez que conhecem claramente os objetivos da organização.
Fazer com que a transparência e a gestão à vista e o compartilhamento de informações sobre o desempenho vire uma cultura da organização, explicitando os seus objetivos.
Os três principais benefícios da gestão à vista
Quando o desempenho dos processos da organização são transparentes e realmente compreendidos pelos gestores dos diversos níveis – estratégico, tático e operacional, temos como resultado a melhoria do tempo e da qualidade da decisão, o determinante para a aceleração da mudança.
O comprometimento de todas as partes interessadas e especialmente dos colaboradores é aumentado, pelo simples fato de que eles passam a ter conhecimento do desempenho comparado dos resultados da organização em relação aos seus objetivos e em relação às demais organizações similares, e passam a ver e entender a gestão de maneira transparente, idônea, integrada e colaborativa.
A gestão à vista permite a criação de uma cultura de governança e gestão baseada em resultados reais, tangíveis e comparados que permite às partes interessadas e especialmente aos colaboradores entenderem melhor os motivos e direcionamentos das decisões tomadas.
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