Trabalho em equipe

Equipes de trabalho são grupos de pessoas responsáveis por um segmento de trabalho completo, que fornece um produto ou serviço a um cliente externo ou interno.

Equipes podem trabalhar presencialmente ou de forma remota, dependendo não somente da tecnologia, mas também da capacidade das pessoas de adotarem uma nova forma de trabalho distribuído.
Da mesma forma que as equipes presenciais, as equipes remotas compartilham um espaço digital.
No trabalho em equipe, as habilidades de comunicação do grupo são fundamentais e oferecem um grande desafio em termos de capacitação e autodireção.

Formação de equipes

Grupos são formados pelas mais diversas razões, incluindo a necessidade de colaborar para realizar determinadas atividades (esporte coletivo, por exemplo) ou mesmo em virtude de atração interpessoal.
Nas organizações, a necessidade de colaboração justifica a formação de equipes. O fator crítico de sucesso é a atratividade pessoal dos membros do grupo, em todos os casos.

Esforço coletivo

Grupos são a solução para atingir objetivos que estariam além do alcance de uma única pessoa. Em um ambiente de trabalho, os indivíduos reunidos em grupos podem atingir objetivos superiores quando reúnem seus talentos em um único esforço coordenado. Algumas tarefas podem ser realizadas por uma única pessoa, mas em grupo, a eficiência tende a ser maior.

A atração interpessoal

Alguns fatores influenciam a atração entre os indivíduos e contribuem para o bom resultado:

Proximidade

A proximidade aumenta a oportunidade de interação e a probabilidade de ocorrer a formação de grupos. Estudantes próximos formam grupinhos. No trabalho é a mesma coisa.

Similaridade

Gostamos de pessoas semelhantes a nós, é uma necessidade de afirmação. Pessoas que adotam valores e atitudes similares aos nossos reafirmam que nossas crenças estão corretas. A similaridade sugere também que a interação futura com pessoas parecidas será livre de conflitos. Pessoas semelhantes tendem a compartilhar um sentimento de unidade.

Complementaridade

A complementaridade sugere que atraímos pessoas que complementam as nossas características. Por exemplo, quem gosta de liderar não gosta de trabalhar com pessoas controladoras.

Reciprocidade

Somos propensos a gostar de quem gosta de nós e expressa isso. Quando descobrimos que alguém nos aceita e nos aprova, tendemos, naturalmente, a gostar desse alguém. Na reciprocidade negativa, é automático não gostar de quem não gosta de nós.
Em termos dos propósitos da comunicação corporativa, a capacidade de transmitir boa reputação e estabelecer relações positivas e produtivas com os outros pode aprimorar os processos de formação de grupos.

Coesão na equipe

A coesão contribui para a satisfação. Um grupo coeso cria um local de convivência mais saudável, ao menos no nível psicológico. As pessoas nos grupos coesos respondem umas às outras de maneira mais positiva e, portanto, experimentam menos ansiedade e tensão. Membros de equipes coesas aceitam mais facilmente os objetivos, decisões e normas do grupo.

Grupos mais coesos tendem a ser bem-sucedidos e, ao contrário, os grupos menos coesos tendem ao fracasso.

Desempenho da equipe

A primeira condição para o bom desempenho é a equipe possuir os recursos necessários, as habilidades e a energia requeridos para completar as tarefas com sucesso.
Em segundo lugar, o grupo precisa combinar seus recursos efetivamente para alcançar os resultados, como ocorre no esporte coletivo. O desempenho é diretamente proporcional ao alinhamento e colaboração na aplicação das habilidades individuais.
As habilidades de comunicação e negociação, a capacidade de liderança e o talento para administrar conflitos são algumas das qualidades dos integrantes dos grupos bem-sucedidos. A diversidade ajuda a encontrar soluções alternativas para os problemas e contribui para a criatividade e a inovação.
Um grupo com problemas de desempenho tem processos falhos, problemas motivacionais e de coordenação para resultados.

Os grupos podem melhorar seus resultados de diversas maneiras:

1.  O interesse pessoal no resultado do grupo deve ser estimulado. Quando os integrantes sentem que um desempenho ruim do grupo pode afetá-los pessoalmente, eles não tiram proveito uns dos outros.

2. Grupos que definem objetivos claros e viáveis conseguem maior desempenho do que grupos cujos integrantes perdem de vista seus objetivos.

3. Grupos que definem objetivos de alto nível tendem a produzir mais resultados do que aqueles que tem aspirações menores.

4. Grupos com expectativas realistas sobre suas chances de sucesso também apresentam melhores desempenhos, uma vez que objetivos irreais ou fantasiosos afetam a motivação.

5. A maior unidade do grupo pode melhorar o desempenho. No entanto, uma coesão mais acentuada aprimora o desempenho somente se as normas do grupo enfatizarem a produtividade.

Clima colaborativo na equipe

Um clima colaborativo é aquele no qual os integrantes podem permanecer focados nos problemas, ouvir e compreender uns aos outros, sentirem-se livres para assumir riscos e desejarem compensar uns aos outros. Para criar um clima colaborativo, é preciso estabelecer relações de confiança baseadas em abertura, honestidade, consistência e respeito.

Líderes de equipe efetivos asseguram um clima colaborativo tornando a comunicação segura, exigindo e recompensando comportamento colaborativo, orientando os esforços de resolução de problemas da equipe, bem como administrando suas próprias necessidades de controle.

Padrões de excelência da equipe

A organização ou a equipe precisam definir padrões de excelência, de modo que os integrantes da equipe sintam pressão e estímulo para desempenhar suas tarefas em nível elevado.

Um líder pode facilitar este processo exigindo resultados, tornado as expectativas claras, revendo resultados, fornecendo feedback para resolver questões de desempenho e recompensando resultados diferenciados.

Resumo do livro Trabalho em Equipe, da série Competências Organizacionais, publicado na Amazon/Kindle

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