Vou apresentar aqui que os processos podem diferenciar-se segundo a função que desempenham de uma maneira geral dentro daquela organização e que esta forma de agir e as barreiras com que interagem é que definem que tipo de processos ele realmente é dentro daquela organização.
Resumidamente existem 3 tipos de processos:
Baixe agora o eBook gratuito:
- Processos Primários (Core Process): São aqueles que possuem uma interação direta com o cliente final da empresa. Um bom exemplo pode ser um processo de entregar uma mercadoria que um cliente solicitou.
- Processos de Suporte: São aqueles processos que apoiam os processos primários, ou seja, eles que possibilitam os processos primários a serem realizados com um detalhe a mais, não interagem diretamente com o cliente final. O processo de verificação de estoque após se receber um pedido é um exemplo de um processo secundário.
- Processos de Gestão: Como o próprio nome diz, são processos responsáveis por gerir os processos primários e secundários afim de que eles estejam atendendo o estabelecido. Um bom exemplo poderia ser o processo de gerenciar entrega dos pedidos dentro dos prazos.
Melhore os resultados da sua organização com o nosso apoio especializado:
Veja nossas opções de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial Veja nossa abordagem e nossos diferenciais na consultoria e sugestões de projetos para melhoria de resultados
Baixe agora o eBook gratuito:
Estratégias para a Transformação Digital 2024
e receba semanalmente as melhores dicas de gestão.