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Nas últimas décadas no mundo empresarial tem surgido diversos métodos com suas siglas que muitas organizações dizem que usam para impressionar no mercado. Essas metodologias realmente funcionam ou é apenas Marketing? O uso dessas metodologias tem efeito significativo no alavancamento de desempenho da organização quando utilizadas de forma simultâneas.
por Tiago Trevisani em www.qualidadebrasil.com.br
O que significam as siglas BSC, GPD e PDCA?
BSC significa Balanced Scorecard. O BSC é uma metodologia para medir e gerir a performance da sua organização de forma estratégica que são baseadas em 04 (quatro) perspectivas dentre elas. (vide figura 1) :
- financeira;
- clientes internos e externos;
- processos internos;
- aprendizado e crescimento organizacional.
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Figura 1 – Visão geral do BSC desenvolvido por Kaplan e Norton
O PDCA é um método de soluções de problemas vastamente divulgado após a Segunda Guerra por Deming na reconstrução do Japão depois de 1945. Nas duas últimas décadas do Século XX seu uso foi amplamente realizado no Brasil com resultados sustentáveis em relação a organizações que não usavam o método descrito. Ele se baseia em 4 fases de fácil assimilação com 8 etapas (vide Figura 2):
- P – Estabelecer metas e medidas para alcançá-las;
- D – Capacitar pessoas e executar o plano;
- C – Verificar os resultados em relação ás metas;
- A – Agir conforme os resultados.
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Figura 2 – Visão geral do PDCA (das fases e etapas) que foi desenvolvido por Stewart na década de 20 do século XX.
O gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) é uma metodologia que visa garantir a sobrevivência da empresa à competição através da visão estratégica estabelecida com base na análise do sistema empresa-ambiente e nas crenças e valores da empresa e através do direcionamento da prática do controle da qualidade por todas as pessoas da empresa segundo aquela visão estratégica, segundo Falconi (vide figura 2).
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Figura 3 – Visão geral do GPD
Como integrar as 03 (três) metodologias na gestão da sua organização? A resposta para essa pergunta é complexa. Vale uma pequena reflexão a esse respeito, pois muitos no passado diziam que essas três metodologias eram excludentes. Nos dias de hoje, elas podem conviver harmoniosamente considerando algumas interfaces.
Tabela 1 – Interfaces entre as três metodologias.
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Na tabela 1 e na figura 4 percebem-se quais são essas interfaces entre as metodologias.
![](http://3.bp.blogspot.com/-3Hf24IHHMOc/T7rbfSIUcBI/AAAAAAAAA4Q/X4jUv9brqiA/s1600/5.png)
Portanto, a maturidade de organização irá exigir um modelo híbrido de gestão com diversas metodologias para garantir uma aceleração de desempenho sustentável ao longo dos anos.
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