Blog - Últimas notícias

Métricas de inovação X Métricas de execução

Trata-se de um enorme desafio para os times de inovação estabelecer e implementar métricas de inovação em sua organização. Por quê?

Por Alexander Osterwalder e www.strategyzer.com, traduzido com adaptações por Jeann Vieira

Trata-se de um enorme desafio para os times de inovação estabelecer e implementar métricas de inovação em sua organização. Por quê? Como eles diferem substancialmente das métricas estabelecidas que se concentram na execução.

Métricas para a estabilidade que orientam a organização à extinção

Infelizmente, organizações maduras frequentemente aplicam métricas de execução – métricas projetadas para gerenciar o negócio existente – para projetos de inovação. Vemos muito isso em organizações com as quais trabalhamos e trata-se de um verdadeiro desafio. A forma como você mede os resultados para um modelo comercial ou uma proposta de valor conhecida e comprovada é totalmente diferente da forma como você mede o progresso num projeto de inovação para um modelo comercial de potencial ainda não comprovado.

Métricas para a inovação que orientam a organização à sobrevivência

O Strategyzer, por exemplo, atualmente trabalha em um projeto de métricas de inovação com três grandes empresas multinacionais. Na tabela abaixo, estão esboçados os desafios que essas organizações enfrentam ao distinguir as métricas de execução e inovação. O mais difícil de “vender” é a mentalidade de que (em projetos de inovação) o “custo do fracasso” é um investimento positivo na aprendizagem. Em execução, o “custo do fracasso” é apenas uma coisa ruim.

O objetivo da tabela abaixo é enfatizar que é fundamental para as empresas projetarem um conjunto de métricas especificamente dedicadas aos projetos de inovação. Se as organizações continuam a aplicar métricas de execução aos projetos de inovação, elas estabelecem suas equipes de inovação para o fracasso e o suicídio profissional. A inovação precisa do próprio conjunto de métricas.

Como sua organização está lidando com métricas para a inovação? Você tem seu próprio conjunto de métricas para projetos de inovação?

 ExecuçãoInovação
ObjetivoMede resultados financeirosMede redução do risco e incerteza
MétricaIndicadores Chave de DesempenhoTeste de hipóteses (verdadeiro/falso)
RiscoSendo interrompido por competidoresImplementando uma ideia que não funcionará
FinanceiraRetorno real de um negócioRetorno esperado de um negócio (a ser testado)
PrevisibilidadeAltaBaixa
FalhaNão é uma opçãoParte do processo de aprendizagem interativo
Custo da FalhaResultado negativo “a ser punido”Investimento para aprender o que funciona e o que não

 

interrogQuer saber mais sobre nós? 

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

 

Fique por dentro de tudo que acontece na gestão!

Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.

ProValore Consultoria de Gestão e Desenvolvimento Gerencial | Fone 61 4042 3586 | Brasília - DF | e-mail contato@provalore.com.br - Enfold WordPress Theme by Kriesi