Habilitando o processo de mudança para sempre

Mudança empresarial

O mundo empresarial está em constante mudança e as organizações que desejam ser competitivas precisam acompanhar esse processo. O mercado pede mais dinamismo e é importante se adequar às suas exigências.

Mas devemos entender que essas mudanças não são em vão, pois, na verdade, o intuito das empresas é produzir com mais eficiência e assim manter um papel de destaque em seu nicho.

A grande questão é que promover uma mudança de cultura organizacional não é tão simples. Esse pode ser a principal ‘pedra no sapato’ para a maioria dos gestores. Afinal de contas, a maioria das empresas possui uma visão de mercado já definida e isso acontece, principalmente, em organizações mais antigas.

Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto e mostrar como é possível iniciar um processo de mudança que seja definitivo.

Original em estrategiasquetransformam.com.br

O que é a mudança organizacional?

Antes de falarmos sobre a sua importância, precisamos definir o que é a mudança organizacional. Basicamente, se trata de uma alteração na cultura de uma determinada empresa e isso pode ocorrer de forma intencional ou naturalmente, como resposta a uma situação.

Nesse caso, a empresa modifica sua estrutura para responder a uma questão interna ou externa. Em resumo, para a resolução de uma situação por parte dos funcionários ou até mesmo de seus clientes.

O grande ponto é que é uma questão muito séria e para que tudo dê certo, é necessário ter muito conhecimento e atenção com o assunto.

Existem algumas situações que podem desencadear essa mudança organizacional, tais como:

  • Redução na quantidade de vendas e/ou clientes;
  • Grande rotatividade de funcionários;
  • Dificuldade em conseguir investimentos;
  • Problemas com as finanças, entre outros.

Lembrando que toda e qualquer mudança pode afetar os colaboradores, que podem enxergar como algo ruim. Imagine que os funcionários estão habituados com determinadas regras e de repente as coisas mudam.

Mudança voluntária

Ela acontece quando a empresa já tem uma boa reputação, mas ainda assim acredita que é possível melhorar através de algumas mudanças.

Mudança involuntária

Quando algum fator interno ou externo faz com que a mudança seja necessária. Como já citamos acima, um exemplo é a queda de vendas. Nesse caso, algo precisa ser feito para que as coisas voltem a funcionar ou até sejam melhores.

Quais são os impactos da mudança organizacional?

Para garantir que a mudança organizacional traga mais impactos positivos do que negativos, vai ser necessário que os gestores façam tudo com muita tranquilidade. A forma como esse processo é realizado, faz toda diferença em seu resultado final.

Como já citamos, a receptividade dos funcionários pode ser um pouco mais crítica, dependendo de quais mudanças serão realizadas. Porém, devemos entender que se trata de algo necessário o futuro da organização.

A grande verdade é que é impossível passar por qualquer tipo de transformação sem nenhuma renovação. Por isso, é imprescindível que haja organização e ainda assim não é possível garantir que não haja nenhum tipo de conflito.

Dicas para uma boa mudança organizacional

É importante que a mentalidade da mudança organizacional seja inserida em todos na empresa, afinal, é muito difícil garantir que, futuramente, não haja mais alterações. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas para facilitar o processo e fazer com que todos se acostumem com a nova mentalidade da empresa. Veja:

Transparência

Acreditamos que um dos pontos mais importantes é a transparência com relação às mudanças propostas. O ideal é que todos os envolvidos, principalmente os funcionários, estejam por dentro do que vem pela frente. Dessa forma, fica mais fácil para que todos possam se acostumar com as transformações. Para isso, investir em comunicação, capacitações e reuniões.

Equipe

Outro ponto importante é a formação de uma equipe que estará destinada a efetuar todo o processo de mudança. Entre essas pessoas, escolha um gestor que ficará como responsável pela liderança dos demais.

Busque inserir pessoas que estejam de acordo com todas as mudanças propostas e que, principalmente, tenham boa relação com os demais e gostem de trabalhar em grupo.

Deixe claro o motivo

É imprescindível que os gestores deixem claro o motivo para a mudança. Os colaboradores precisam saber o que causou as alterações e entender o porquê elas são necessárias. Isso vai contribuir para que todos colaborem e tudo seja feito de forma mais rápida.

Além disso, o ideal é que haja uma visão de quais são os resultados pretendidos e como eles deverão ser alcançados.

Planejamento

Essa dica pode parecer clichê, mas é essencial para que tudo funcione perfeitamente. Nesse caso, o primeiro passo é identificar quais são as fraquezas da empresa e o que pode ser feito para corrigi-las. Com essas informações, os gestores deverão criar um plano de ação muito detalhado. Mas não basta apenas criá-lo e não o botar em prática.

Reavalie a cultura da empresa

Toda empresa possui: visão, missão e valores. É importante que esses pontos sejam revisados, pois pode ser necessário que haja uma mudança nesses aspectos.

É importante ressaltar que as empresas precisam acompanhar as mudanças do mercado.

Incentivo e engajamento

Mesmo que exista uma equipe para efetuar a mudança organizacional, a empresa precisará da colaboração dos funcionários. Por esse motivo, é importante que os mesmos estejam empolgados com o que vem pela frente. O ideal é que a organização os mantenha engajados e isso pode e deve acontecer o

Por meio de incentivos.

Uma boa dica é oferecer treinamentos e workshops, que podem agregar na carreira dos colaboradores e fazer com que fiquem mais motivados e receptivos com as mudanças.

Mentalidade de mudança

As mudanças organizacionais precisam se tornar algo comum nas empresas. Como dissemos, o mercado pede que seja dessa forma e os pontos positivos costumam ser maiores que os negativos.

As empresas costumam aumentar sua competitividade e produtividade. Além disso, se mantém mais atualizada e antenada no que acontece no mercado em que atua. Dessa forma, as condições de trabalho, para seus colaboradores, também se tornam melhores.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2021 com o passo a passo do processo de planejamento.
Não se preocupe, seus dados estão protegidos e prometemos não mandar spam.