Execução da estratégia: 30 falhas comuns

Planejar é relativamente fácil, executar não. A maioria das estratégias não sai do papel.
Pesquisas apontam que mais de dois terços das estratégias falham na execução.
A dedução é bastante lógica: se a maioria falha, as organizações que conseguem executar estratégias de sucesso conquistam uma boa vantagem competitiva.

A lista de causas é enorme, conhecida e surpreendentemente estável há bem mais de trinta anos.

Executivos de sucesso precisam ter um bom entendimento dos problemas enfrentados pelas organizações ao executar sua estratégia.
Problemas conhecidos podem ser prevenidos, contibuindo para aumentar a taxa de sucesso na execução.

As trinta causas aqui reunidas são as mais comuns:

Ações isoladas, fragmentadas e desconectadas dos objetivos
Baixo aprendizado estratégico
Complacência com baixo desempenho das pessoas
Complacência com descumprimento de prazos
Complacência com desperdícios
Complacência com dívida técnica de TI obsoleta
Complacência com processos arcaicos de baixo desempenho
Comportamento de silo entre as unidades
Comunicação opaca e orientada aos meios e não aos resultados
Corporativismo e resistência à mudança
Cultura organizacional bloqueadora
Discussão da estratégia restrita ao topo da hierarquia da organização
Estratégia estanque, inflexível e inadequada para negócios dinâmicos
Estratégia sem prioridades claras ou conflitantes
Estratégia tratada como evento esporádico e não como prática usual
Excesso de complexidade ou objetivos inalcançáveis
Falta de alinhamento estratégico dos processos
Falta de compromisso com objetivos e resultados
Falta de visão estratégica e orientação a resultados das pessoas
Foco da estratégia opaco ou não compartilhado
Gerência intermediária com perfil inadequado
Governança precária com foco em controle e não nas entregas e resultados
Integração e comunicação horizontal precária
Liderança orientada ao status e à não mudança
Não definição de objetivos claros, tangíveis e mensuráveis
Objetivos ambíguos ou conflitantes
Processo decisório concentrado e lento
Recursos insuficientes, inadequados e/ou mal alocados
Responsabilidades e atribuições ambíguas ou não definidas
Timing inadequado das iniciativas estratégicas, antecipado ou atrasado

E a sua organização como está?
Tem uma boa estratégia mas tem dificuldades na execução?

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