Ciclo PDCA e PDCL : o que são?

Saiba como funcionam os ciclos PDCA e PDCL e como eles podem ser aplicados em sua empresa para gerar mais resultados

O ciclo PDCA (planejamento, execução, verificação dos resultados e ações corretivas) é método muito utilizado para as empresas planejarem e realizarem ações e melhorias de processos. Além das realizações previstas, esse método traz como resultado indireto a criação de conhecimento, pois ao completar todo o seu ciclo se passa por todas as etapas da espiral do conhecimento.

Paulo Orti, consultor de gestão estratégica da Totem Talentos explica que na fase de planejamento, por exemplo, são executadas várias reuniões e brainstormings, e com isso se obtêm a socialização. Na etapa da execução são criados vários documentos e procedimentos para por em prática todo o planejamento, assim o conhecimento tácito se transforma em explícito, ou seja, externalização, entre outras fases desse processo.

Original em stratec.com.br

O MEG, modelo de gestão do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade), da FNQ (2014), recomenda o uso de uma evolução dessa metodologia chamada PDCL (Plan, Do Check e Learning) que orienta que por meio dos Conselhos se busque definir o que a organização aprendeu com os PDCAs de uma determinada área e se incorpora as boas práticas aos processos de toda empresa. “O que se aprendeu com os PDCA’s? O que pode ser incorporado como processo de toda empresa ou de cada área? Com questionamentos como esse, o método possibilita melhorar constantemente e estimular aos colaboradores a fazerem cada dia melhor e reverem suas práticas com naturalidade e confiança”, afirma Orti.

Aprendizado e melhoria andam juntos

O consultor explica que o PDCL é uma metodologia utilizada para realimentar o sistema com novas aprendizagens, de forma a se promover a melhoria contínua, a partir do que realmente foi aprendido em cada PDCA realizado, como pode ser visto na figura. De um modo geral, as ferramentas PDCA e PDCL acontecem de forma muito mesclada, muito similar”, comenta Orti.

Aprender continuamente é o principal objetivo do PDCL, sendo a experiência anterior sempre usada como base para novos planejamentos,   o que gera crescimento organizacional pelo conhecimento gerado, guardado e reaplicado.

As duas ferramentas, o PDCA e o PDCL , contribuem para a melhoria dos processos internos da organização e as fases do PDCA individualmente. Ainda que sejam parecidos, os dois métodos possuem objetivos avaliados e validados em diferentes níveis organizacionais. Por exemplo o “P” (definição das práticas e padrões) é uma etapa conduzida pelo nível estratégico, quando a alta diretoria estabelece padrões e metas organizacionais a serem atingidos e, portanto, é válido relacionar esta fase com as estratégias definidas no BSC. Seguindo o esquema, quando se observa o módulo de “Práticas de Gestão”, encontra-se ali um novo ciclo PDCA, que se entende estar relacionado ao nível gerencial, onde será criada uma estratégia departamental a fim de que o setor em questão possa atingir uma meta estabelecida anteriormente pelo nível estratégico. Sequencialmente haverá as etapas de execução, verificação e ação ainda no nível gerencial. Já o módulo de “Avaliação” trata de analisar se o PDCA realizado no setor foi válido e quais seus pontos positivos e negativos, cuja etapa é realizada pelo nível gerencial.

Por fim, a parte de investir na efetiva “Melhoria” do processo está ligada ao “L”, que consiste em reunir os diversos setores e todos os seus PDCAs realizados, a fim de refletir sobre as experiências adquiridas, os ganhos absorvidos, enfim, refletir sobre o aprendizado extraído e que possa servir para analisar novas ações a serem tomadas e mais ainda, para realimentar o ciclo da Gestão do Conhecimento, de forma a conservar o aprendizado, a internalizar as experiências vivenciadas para que se possa preservar esse capital intelectual de uma forma estruturada e que garanta à organização a reaplicação deste conhecimento em novas oportunidades ou necessidades, independente de quem serão as pessoas que assumirão os diversos cargos da empresa.

*Este artigo foi realizado com apoio teórico do Sr. Paulo Orti, da Totem Talentos.

Fontes:
FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. Disponível em: http://www.fnq.org.br/. Acessado em 14/02/2014.
NONAKA, Ikujiro, TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento Na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Oliveira F. C. e Machado, R. S. Construção de um Modelo Teórico de Relação entre a Gestão do Conhecimento, PDCA E O PDCL. TCC do Curso de Engenharia de Produção na FAE. Curitiba. 2010
WERKEMA, M. C. C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.

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