A 3M é uma organização com o DNA da inovação nas veias, e a sua abordagem de gestão de mudança e evolução pode servir de exemplo a qualquer organização. Aproveite estas dicas:
fonte: 3M do Brasil, no slideshare
1 – Reconheça os mais criativos
Recompense a criatividade de forma concreta e definitiva.
Reconheça a criatividade abaixo da linha de gerência.
Encoraje as lideranças e os subordinados a recompensar a criatividade.
2 – Assuma riscos consideráveis
Somente riscos altos trazem retornos satisfatórios.
Muitas idéias deixam de ser absurdas quando analisadas por outro ponto de vista.
Assuma e deixe que outros assumam riscos, tolerando erros provenientes de um esforço honestamente criativo. Em geral, são eles que trazem grandes retornos.
3 – Vença os obstáculos e não se deixe vencer
Obstáculos são inerentes ao processo criativo.
Obstáculos são vencidos pela perseverança.
Aceite as perdas de curto prazo para ter ganhos a longo prazo.
Idéias criativas não se vendem facilmente. Seja perseverante na defesa de suas idéias ou propostas.
4 – Pense a longo prazo
O preço de resultados a curto prazo é a perda da inovação.
Tenha duas estratégias separadas – curto prazo e longo prazo.
Não sacrifique a pesquisa básica em função da aplicada.
Criatividade genuína requer longo prazo.
Pense estrategicamente e não apenas taticamente; seja pró-ativo e não reativo.
5 – Continue crescendo
Não seja complacente pelo sucesso inicial.
Nem todas as idéias criativas são imortais.
Não se acomode no sucesso de hoje e se desligue do sucesso do passado.
Mantenha o foco no amanhã.
6 – Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia
Em pesquisa e desenvolvimento, a falta de conhecimento pode ser fatal.
Deve-se saber o que está acontecendo no campo de atuação.
Para crescer, é necessário variedade e amplitude de conhecimento.
Excesso de conhecimento específico é tão perigoso quanto a falta dele. Os maiores erros são cometidos por experts.
7 – Tolere as ambiguidades
Idéias criativas surgem subitamente, mas são desenvolvidas lentamente. É como montar um quebra-cabeças.
Aprenda a tolerar a ambiguidade e a frustração de resolver problemas e de tomar de decisões.
As idéias mais criativas vêm de pessoas com capacidade de esperar. Os resultados justificam a frustração da espera.
8 – Reformule problemas sem solução
Muitas idéias criativas são provenientes de problemas sem solução à primeira vista.
Quando um problema se mostra sem solução, tente reformulá-lo.
As maiores dificuldades em resolver um problema vêm da maneira como o problema é abordado e não da falta de soluções.
9 – Faça o que você mais gosta de fazer
As idéias mais criativas vêm de pessoas que amam o que fazem.
Não há substituto para a motivação intrínseca.
A motivação por si só não traz a inovação, mas a sua falta garante a ausência da inovação.
Se for possível, mude a pessoa para uma função que seja mais adequada aos seus talentos.
10 – Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo
Mudar o ambiente é mais fácil para a gerência de topo.
É uma tarefa árdua e lenta que exige mudanças incrementais.
Se isso for impossível, mude de ambiente ou de companhia.
Criatividade exige comprometimento que às vezes requer decisões corajosas.
Melhore os resultados da sua organização com o nosso apoio especializado:
Veja nossas opções de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial
Veja nossa abordagem e nossos diferenciais na consultoria e sugestões de projetos para melhoria de resultados
Baixe agora o eBook gratuito:
Estratégias para a Transformação Digital 2024
e receba semanalmente as melhores dicas de gestão.
Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.