Validar as estimativas com os membros da equipe do projeto

www.tenstep.com.br

Uma das responsabilidades preliminares de um gerente de projetos é de construir o cronograma do projeto, atribuir as atividades do cronograma aos membros da equipe e informá-los que os mesmos são responsáveis pelas atividades e pela entrega das mesmas dentro das expectativas.

Delegar a responsabilidade aos membros da equipe para entregar as atividades dentro das expectativas é correto, mas você acha isso é justo? Vamos supor que você é um gerente de projetos e foi atribuído a um projeto depois que as estimativas para o cronograma e orçamento foram estabelecidos. Você poderá pensar que isto não é justo porque você não foi envolvido no processo de criação das estimativas. Também, você poderá achar que se você será o responsável pelo cronograma e pelo orçamento do projeto, você necessita ser envolvido na criação dos mesmos.

Agora que você entende o problema sobre a atribuição das atividades aos membros da equipe. Então, você acha justo atribuir a responsabilidade da execução das atividades aos membros da equipe sem que eles tenham participado do processo de estimação? A resposta é a mesma “Não”.

Há duas maneiras para evitar este problema e certificar-se de que os membros da equipe aceitarão as estimativas. A primeira é tentar envolver antecipadamente os membros da equipe no processo de estimação. Isso nem sempre é prático, mas às vezes é possível. (De fato, você poderá precisar da ajuda dos membros da equipe do projeto para criar realmente o cronograma e o orçamento do projeto.) Se os membros da equipe forem envolvidos no processo de estimação, os mesmos poderão se responsabilizar pela entrega das atividades dentro destas estimativas. (Se os membros da equipe não aceitarem a responsabilidade dentro das estimativas que eles mesmos ajudaram a criar, então você deverá se perguntar se as estimativas realmente são válidas.)

Por outro lado, em muitos projetos os membros da equipe do projeto não são atribuídos até que o cronograma e o orçamento do projeto estejam estabelecidos. As pessoas que criam as estimativas iniciais, fazem algumas suposições sobre o desempenho “médio” dos membros da equipe que serão atribuídos e criam as estimativas baseadas nessas suposições.

Neste caso é apropriado atribuir uma atividade a um membro da equipe e solicitar que o mesmo valide se as estimativas aparentam ser razoáveis ou não. Você não está procurando uma estimativa com um fator de 100% de confiança. Você está apenas tentando validar se a estimativa sobre o esforço, o prazo e o orçamento aparentam ser razoáveis. Se o membro da equipe concordar com as estimativas, então você poderá manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro dessas estimativas.

Naturalmente, quando você atribuir primeiramente as atividades aos membros da equipe, os mesmos poderão não saber o suficiente para responder se a estimativa é razoável ou não. Ele poderá necessitar de algum tempo e talvez ter que começar a trabalhar realmente na atividade para poder responder. Isso não é um problema. Neste caso, você atribui a atividade, junto com o esforço, o orçamento e o prazo final estimado. Então você solicita que o membro da equipe valide O MAIS CEDO POSSÍVEL se o trabalho poderá ser realizado dentro destas estimativas. Se o membro da equipe sentir que as estimativas estão imprecisas, o mesmo deverá fornecer uma estimativa mais realística. Como gerente do projeto, você deverá negociar com o membro da equipe para obter um acordo. Entretanto, quando você e o membro da equipe chegarem a um acordo, você poderá manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro das estimativas acordadas.

A chave deste cenário é que o membro da equipe deverá notificar o gerente do projeto O MAIS CEDO POSSÍVEL que a data final prévia é inaceitável. Não é aceitável que o membro da equipe espere faltar o prazo final para então, informar que as estimativas estão incorretas.

Estas duas abordagens são maneiras de manter os membros da equipe responsáveis por suas atividades, e da mesma forma ser justo, permitindo a eles discutirem sobre as estimativas e chegarem a um acordo. Uma vez que chegarem a um acordo, você poderá legitimamente manter o mesmo como responsável pela entrega da atividade dentro das estimativas acordadas.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.