UMA EMPRESA NÃO PROSPERA SEM INOVAR SUAS PRÁTICAS

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Novas formas de fazer alguma atividade são descobertas apenas com Gestão do Conhecimento, que deve assumir um papel sistematizado nas empresas e garantir sua longevidade no mercado

Ao analisar os leilões de Transmissão de Energia Elétrica no Brasil, ocorridos entre 1999 a 2006, sob a ótica da aprendizagem organizacional, fica claro que, embora a transmissão sempre ocorresse, foi necessário que as empresas do setor passassem a concorrer para dar início a algumas práticas importantes de gestão de negócios. Nesse sentido vem a questão: houve aprendizado organizacional?

Segundo Fernando Goldman, diretor do Pólo Rio de Janeiro, da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, entidade organizadora do KM Brasil, um estudo feito nesse mercado para concluir a questão mostrou que, infelizmente, não houve aprendizado a partir dos leilões ocorridos nesse período.

À medida que se têm fatos novos é preciso mexer nas estruturas de aprendizado e conhecimento, mas as geradoras verticalizadas (GV), como são chamadas as empresas de transmissão de energia, apesar de passarem a fazer parte de outro ambiente de negócio, mantiveram a forma de atuar e não houve a Gestão do Conhecimento, ponto primordial para mudanças culturais.

“Toda a modificação do setor elétrico tinha como objetivo arejar a área, mas o que se percebeu foi uma falta de motivação das pessoas em mudar”, disse Goldman. Para o diretor, seguindo três estudos de futuros para transformar o cenário fica evidente a necessidade de individualizar a análise do aprendizado organizacional por empresa; identificar os fatores que impediram esse processo; e examinar as principais barreiras de fluxo eficazes de informações nas geradoras verticalizadas.

Isso porque, na conclusão do diretor, nas empresas se confundem aprendizado da organização com aprendizado na organização, que, em suma, pode ser entendido como ter as pessoas na sala de aula fazendo cursinho. “GC no setor elétrico deve assumir características político-sistematizadas para manter a longevidade das empresas. Estamos perdendo tempo em pesquisas de outras formas de energia enquanto outros países desenvolvem novas tecnologias. Depois vamos pagar o preço pelo atraso. Precisamos de um Plano de Desenvolvimento em Energia”, disse.

Compartilhou dessa visão Alexandre Moeckel, da Universidade Federal de Santa Catarina, que participou do debate. Para ele, uma empresa não pode prosperar baseando-se sempre nas mesmas práticas, pois é preciso renovar e inovar no desenvolvimento de produtos e serviços. Isso requer um Planejamento Estratégico de Produto considerando a Gestão do Conhecimento, que vem a ser uma condicionante para a sobrevivência das organizações.

Sob essa ótica, Moeckel afirmou que “é preciso discutir o papel dos Recursos Humanos nas organizações, pois elas entendem Gestão do Conhecimento como uma forma de se obter vantagem competitiva, mas a associam a áreas operacionais e não estratégicas”, ressaltou.

Na visão do estudioso, para haver a inovação por meio da GC e chegar a uma Gestão de Portfólio de Produtos é preciso o envolvimento da administração geral, reuniões interativas com stakeholders para a obtenção de informações estratégicas e a criação de conhecimento baseado na adaptação do saber adquirido anteriormente e no compartilhamento das informações pelas pessoas que compõe uma organização.

Afinal, o avanço nas práticas de inovação de qualquer produto depende da percepção da empresa sobre o que seus clientes querem hoje e não baseado nas demandas para o futuro. As decisões de grande impacto devem ser tomadas com a devida compreensão das variáveis envolvidas.

Por fim, as inovações tecnológicas vêm a ser o fator determinante para a sobrevivência dos negócios. “Para isso é preciso novos modelos de gestão que valorizem e pratiquem a GC”, concluiu Moeckel.

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