Sete dicas de como ser um grande líder nos momentos de crise

Grandes líderes são modelos para suas equipes, principalmente nas crises, quando são mais exigidos nas tomadas de decisão de risco.

por Joel Solon Farias de Azevedo, inspirado em Eileen Burton, em www.projectsmart.co.uk

Todos os grandes líderes da história provaram seu valor e seus atributos na tomada de decisão em situações de grande risco, positivo ou negativo. Líderes de sucesso tem alta capacidade de resiliência, uma capacidade inata de ser recuperar e de agir em momentos difíceis.

Verdadeiros líderes têm tendência a mudar as situações com a sua forte capacidade de resistência e força de vontade. Mesmo nas circunstâncias mais adversas, eles nunca perdem a esperança, recuperam o domínio da situação e são bem sucedidos. Para os realmente empreendedores a concorrência não é real, apenas serve de referência ou de desafio a ser alcançado e ultrapassado, mas nunca algo impossível.

O mundo vive uma crise do capitalismo desde 2008, que parece longe de se resolver. E você, no papel de líder necessita sobreviver e salvar aos seus e à sua organização neste momento crítico e turbulento.

Veja as sete dicas de sucesso dos grandes líderes:

  1. Veja a crise como oportunidade e como risco positivo, nunca como uma ameaça

A crise é em si é momento de aprendizagem que deve ser aproveitado ao máximo. O líder verdadeiro aproveita a crise como a oportunidade para identificar os pontos mais fracos na organização e trabalhar para superá-los. Nas crises a resistência à mudança é menor, fica fragilizada, o que cria uma oportunidade de dar saltos evolutivos na organização.

  1. Veja sempre o lado bom

Os grandes líderes veem a crise como uma coisa boa, porque ela revela as deficiências do negócio e da organização, e aponta onde são necessárias as melhorias. Entenda a crise como uma febre do sistema, que indica que há algo errado e que necessita de intervenção, que pode ser cirúrgica ou não. Neste sentido, aproveite a crise para aprofundar seus diagnósticos internos e externos à organização, acelerar a comunicação e discutir uma nova visão de futuro para a organização.

  1. Tenha muita força de vontade

Líderes de verdade não tem medo, são muito determinados, tem muita força de vontade, não se deixam abater. Quem teme o fracasso não arrisca, não faz, não realiza, e nunca será um grande líder. Líderes não tem medo de crises, que não os afetam, apenas os provocam. A autoconfiança e a perseverança são características dos grandes líderes, que nas crises precisam convencer liderados de que a mudança além de possível é necessária.

  1. Seja determinado

Líderes são determinados, e não hesitam em tentar, e não tem medo de falhar. Convivem bem com o erro e aprendem mais rápido que as outras pessoas. São realizadores, porque tentam. Acreditam na realização, anteveem o resultado, e o alcançam. Por esta simples razão tem uma taxa de sucesso superior às outras pessoas.

  1. Acredite em si próprio

Os verdadeiros líderes acreditam firmemente em si mesmos, mantendo o autocontrole mesmo nas situações críticas. Agindo desta forma, eles criam um forte sistema de apoio e uma referência para as pessoas que poderiam ficar em dúvida sobre qual caminho seguir. E são nestes momentos e para esta função que os líderes são mais necessários.

  1. Seja paciente

Crises são temporárias, e tem que ser entendidas como necessárias à evolução. Temos que entender que a mudança é a regra, e que mudanças são impostas pelo ambiente externo, ao qual temos de nos adaptar. Por isso é necessário evoluir sempre, melhorar sempre, ter em mente e fazer com que os colaboradores entendam que mudar é normal, e necessário, é fator de sobrevivência.

  1. Não perca de vista a visão de futuro

Líderes têm uma visão de futuro a alcançar, não importam quais sejam as circunstâncias, e uma grande crise poderia mudar esta perspectiva, desviar dos objetivos. É papel do líder não desviar a organização da sua visão de futuro, dos seus objetivos maiores e de longo prazo. Líderes são lembrados pelos grandes resultados alcançados, consequência de planejamento e execução de longo prazo, e de muita determinação.  Algumas pessoas são orientadas a problemas e ao curto prazo e tem dificuldade de ver objetivos de longo prazo, e cabe ao líder orienta-los.

E por último, líderes de verdade aproveitam as crises como uma grande oportunidade de melhorar o estado de coisas, focando nos benefícios mútuos a todos os grupos de interesse da organização.

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