Seja a peça-chave na sua empresa

em www.hsm.com.br

As equipes de trabalho são cada vez menores e os profissionais mais polivalentes. Leia mais!

Ao falar sobre produtividade no trabalho, muitas pessoas dizem que gostariam de aprimorar essa competência, mas, na maioria dos casos, acabam esbarrando na falta de tempo ou de foco. Contudo, há um passo importante antes de traçar os caminhos para ser tornar mais produtivo: decifrar o significado desta palavra. Estender o horário de trabalho todos os dias para cumprir suas tarefas não é mais o que se deseja. Pelo contrário, para algumas empresas, esse já é até um ponto negativo.

Os profissionais realmente produtivos são aqueles que, mais do que cumprir prazos, conseguem realizar as atividades que vão além das obrigações diárias, sempre equilibrando os fatores tempo e foco. Interligados a todo o momento, esses elementos levam às outras questões que auxiliam o profissional a ser mais produtivo, tais como determinação e auto-motivação.

O tempo está mais rápido

Com a agilidade dos processos e o aumento da velocidade de circulação da informação, possibilitada em grande parte pelos avanços tecnológicos e, mais especificamente, pela Internet a partir da década de 1990, os resultados exigidos para uma companhia de sucesso são cada vez mais difíceis de serem alcançados.

A simples criação de metas e projetos de longa duração quase não existem mais. Agora, temos que operar em equipes enxutas, formadas por pessoas com habilidades diversas e complementares. Isso exige de cada profissional muita flexibilidade e ótima capacidade de comunicação.  Além disso, a habilidade de liderar grupos complexos, globais ou regionais, tem começado a ser vista como uma exigência por muitos gestores.

Atualmente, o mercado rejeita quem não gera resultados acima das expectativas. Melhor dizendo, grandes empresas e cargos estratégicos não têm mais espaço para aqueles que desejam outra coisa que não ir além de seus próprios limites. Para isso, diariamente temos que reassumir o compromisso que temos com a nossa carreira e com o nosso empregador.

Aprenda a dizer não

Com isso, caso não tenhamos claro como podemos maximizar a nossa performance, o sentimento de frustração é quase inevitável. Estamos cobrando muito de nós mesmos, pensando que somos super-herois, tanto em casa quanto no escritório. É preciso entender que o dia tem apenas 24 horas e que precisamos nos ajustar a elas. Não adianta dizer ao chefe que conseguirá finalizar todos aqueles relatórios que ele pediu de última hora, sendo que possui outras urgências. Seja realista e honesto consigo mesmo, caso contrário, passará a imagem de uma pessoa incapaz de cumprir prazos, de alguém ineficiente.

Nesses momentos, saber dizer não é um importante passo para quem quer conquistar bons índices de produtividade. Isso porque há uma limitação natural de quantas tarefas podemos executar por dia e, dizer sim a tudo só vai fazer com que nos afastemos cada vez mais da situação ideal.

A recompensa

Conquistar este patamar não é tarefa fácil, mas o esforço vale a pena. Além de ser bem visto na empresa e até mesmo perante os clientes, aos poucos, o colaborador torna-se “peça-chave” na relação profissional. Aliado ao bom relacionamento interpessoal, o cumprimento de tarefas e a implementação de boas idéias fazem com que uma pessoa obtenha destaque e seja praticamente indispensável para o bom andamento dos negócios.

Mais que interesse profissional, buscar a excelência na produtividade também gera satisfação pessoal. Afinal, o sentimento de vitória ao finalizar determinada atividade ou obter alguma grande conquista gera motivação para continuar fazendo ainda melhor. Até biologicamente somos recompensados quando cumprimos nosso dever, porque nosso corpo libera endorfinas que são as mesmas substâncias lançadas no organismo quando fazemos um exercício físico e que nos dão aquela sensação de bem-estar.

Nosso trabalho só pode ser visto como uma peça para a construção de uma carreira quando a satisfação está presente e quando sabemos que somos essenciais para o bom andamento da empresa.

Renato Grinberg (Diretor Geral da Trabalhando.com no Brasil, especialista em carreiras, mercado de trabalho e coach de carreira)

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.