Seis etapas para um BSC estratégico

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A Excelência na execução é um dos pontos que mais tira o sono dos gestores, segundo a lista das cinco maiores preocupações dos executivos da The Conference Board, com 42,3%. Em segundo lugar da lista vem a Execução consistente com estratégia da alta gerência (39,9%); em terceiro o Crescimento constante e contínuo do faturamento (38,8%); em quarto lugar a Lealdade/retenção de clientes (33,5%) e em quinto a Rapidez, flexibilidade, adaptabilidade a mudanças (29%).

Diante de tal cenário, Robert Kaplan, presente no Seminário da HSM no dia 7 de outubro, orienta a construção de um mapa da estratégia e o balanced scorecard como fundamentais para um novo sistema de execução da estratégia. O sistema de gestão para a execução da estratégia associa, segundo ele, a visão e estratégia a excelência operacional, passando por seis etapas:

1 – Formular a estratégia

2 – Traduzir a estratégia

3 – Alinhar a organização

4 – Planejar as operações

5 – Monitorar e aprender

6 – Testar e adaptar

“Precisamos falar sobre estratégia e por isso devemos nos reunir mensalmente. O mapa da estratégia não pode ser discutido em apenas duas horas. Se usarmos o BSC uma vez por ano teremos informações do mercado externo e, portanto, a reunião de estratégia anual tem que acontecer fora da empresa”, declara.
Porém, Kaplan orienta que antes de dar início a um programa de mudanças transformadoras, os líderes devem reafirmar as metas e o propósito fundamentais da organização. Para isso, as empresas podem resumir a descrição de sua estratégia usando uma estrutura do tipo VVE:

Visão (V):

  • O que a estratégia visa alcançar.
  • Uma meta quantitativa e um prazo.

Vantagem (V):

  • Como a empresa atingirá seu objetivo.
  • Como a empresa poderá projetar, produzir e oferecer seus produtos e serviços de maneira diferencia, melhor ou exclusiva, comparada com os concorrentes.
  • A proposição de valor que pretende apresentar para atrair clientes.

Escopo (E):

  • Onde (o nicho) a empresa pretende operar.
  • O segmento de clientes, a extensão da linha de produtos, as tecnologias empregadas, os locais geográficos atendidos ou o grau de integração vertical (quais atividades da cadeia de valor ela terá de realizar).

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