em www.hsm.com.br
A Excelência na execução é um dos pontos que mais tira o sono dos gestores, segundo a lista das cinco maiores preocupações dos executivos da The Conference Board, com 42,3%. Em segundo lugar da lista vem a Execução consistente com estratégia da alta gerência (39,9%); em terceiro o Crescimento constante e contínuo do faturamento (38,8%); em quarto lugar a Lealdade/retenção de clientes (33,5%) e em quinto a Rapidez, flexibilidade, adaptabilidade a mudanças (29%).
Diante de tal cenário, Robert Kaplan, presente no Seminário da HSM no dia 7 de outubro, orienta a construção de um mapa da estratégia e o balanced scorecard como fundamentais para um novo sistema de execução da estratégia. O sistema de gestão para a execução da estratégia associa, segundo ele, a visão e estratégia a excelência operacional, passando por seis etapas:
1 – Formular a estratégia
2 – Traduzir a estratégia
3 – Alinhar a organização
4 – Planejar as operações
5 – Monitorar e aprender
6 – Testar e adaptar
“Precisamos falar sobre estratégia e por isso devemos nos reunir mensalmente. O mapa da estratégia não pode ser discutido em apenas duas horas. Se usarmos o BSC uma vez por ano teremos informações do mercado externo e, portanto, a reunião de estratégia anual tem que acontecer fora da empresa”, declara.
Porém, Kaplan orienta que antes de dar início a um programa de mudanças transformadoras, os líderes devem reafirmar as metas e o propósito fundamentais da organização. Para isso, as empresas podem resumir a descrição de sua estratégia usando uma estrutura do tipo VVE:
Visão (V):
- O que a estratégia visa alcançar.
- Uma meta quantitativa e um prazo.
Vantagem (V):
- Como a empresa atingirá seu objetivo.
- Como a empresa poderá projetar, produzir e oferecer seus produtos e serviços de maneira diferencia, melhor ou exclusiva, comparada com os concorrentes.
- A proposição de valor que pretende apresentar para atrair clientes.
Escopo (E):
- Onde (o nicho) a empresa pretende operar.
- O segmento de clientes, a extensão da linha de produtos, as tecnologias empregadas, os locais geográficos atendidos ou o grau de integração vertical (quais atividades da cadeia de valor ela terá de realizar).
Melhore os resultados da sua organização com o nosso apoio especializado:
Veja nossas opções de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial
Veja nossa abordagem e nossos diferenciais na consultoria e sugestões de projetos para melhoria de resultados
Baixe agora o eBook gratuito:
Estratégias para a Transformação Digital 2024
e receba semanalmente as melhores dicas de gestão.