Promovendo a capacidade de inovação

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Lia Krucken*

A inovação é o coração da mudança econômica. A competitividade das empresas depende, em grande parte, da sua capacidade de inovar. E a necessidade de inovação contínua vêm se acentuando devido à globalização, à evolução da tecnologia da informação e da comunicação, ao dinamismo do mercado e ao aumento da concorrência, dentre outros fatores.

O diferencial das empresas está cada vez mais centrado na inteligência organizacional e nos seus bens intangíveis. A inteligência está presente em todo o ciclo de uso da informação, que vai da identificação das necessidades à consolidação das inovações, de maneira criativa e dinâmica. Constitui, também, a base para o desenvolvimento de redes de comunicação, networking e parcerias empresariais.

A conversão da informação em conhecimento e inovação é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas. Produtos e serviços inovadores são resultados do alinhamento entre competência, processos internos bem estruturados e um fluxo eficiente de informação e conhecimento.

Neste sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) assume importância crítica para as empresas, pois possibilita a sistematização dos processos de identificação de necessidades de informação e de conhecimento, aquisição, desenvolvimento, compartilhamento, uso e preservação de conhecimentos, visando aumentar sua eficiência e agregar valor a seus produtos e serviços.

Práticas e ferramentas para promover a Gestão do Conhecimento e a inovação

Realizamos um levantamento com 28 empresas do Estado de Minas Gerais, por meio do Instituto de Competências Empresariais ICE/FIAT. O objetivo era identificar a intensidade de uso de práticas e ferramentas de GC (Fig. 1), assim como oportunidades que ainda não estão sendo exploradas.

Algumas práticas e ferramentas que promovem a inovação nas empresas são:
Mapeamento – de competências, de melhores práticas, do conhecimento existente na organização, da rede de especialistas e de processos internos.
Desenvolvimento de bases de dados – de projetos, produtos, clientes e fornecedores, bancos de idéias e/ou de problemas.
Uso efetivo de ferramentas de TI, por meio de portais, intranet e fóruns virtuais;
Aquisição ou compra de conhecimento – consultorias, treinamentos e cursos.
Educação corporativa – escolas, percursos formativos e teatro.
Promoção de concursos e prêmios para inovação e idéias.
Elaboração de documentação – manuais de produto, boletins e clipping;
Compartilhamento de conhecimento tácito por meio do desenvolvimento de comunidades de aprendizagem e de prática, sistema aprendiz, job rotation, coaching;
Ações voltadas a inteligência competitiva – desenvolvimento de redes de observadores, sistemas de coleta e análise, mapeamento do mercado e benchmarking.
Desenvolvimento de “espaços” para compartilhar conhecimento – reuniões e grupos de debate, salas de encontro, espaços de trabalho compartilhados e “cafés do conhecimento”.
Atividades de aprendizagem coletiva – revisão de projetos, registro de lições aprendidas, conselhos para avaliação de projetos e comitês de inovação.

O mapeamento de práticas e ferramentas de GC aponta o perfil das empresas em relação às práticas mais adotadas e às oportunidades de melhoria. Esse tipo de mapa permite identificar demandas e direcionar as ações de capacitação.

Neste sentido, os programas para desenvolvimento de competências para inovação são fundamentais. A educação corporativa é uma importante aliada para promover a competitividade empresarial, oferecendo ferramentas para fortalecer seus diferenciais. Além disso, a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes empresas e áreas constitui uma rica oportunidade de desenvolver soluções inéditas e estratégias de inovação, robustecendo a capacidade organizacional de lidar com a mudança.

Krucken, Lia

Lia Krucken – É doutora em Eng. de Produção e professora em programas de Pós Graduação junto à UFSC, ao ICE FIAT, à UMG e à Fundação Dom Cabral.

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