Premissas e riscos

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Definição para um risco – Riscos referem-se a condições ou circunstâncias futuras que causarão um impacto adverso no projeto se eles ocorrerem e que estão fora do controle da equipe do projeto. Em outras palavras, enquanto que uma incidência problemática é um problema que deve ser resolvido, um risco é um problema potencial que não ocorreu ainda.

Definição para uma premissa – Premissa é uma “declaração que acreditamos ser verdadeira”. Ou seja, não temos 100% de certeza se é um fato, mas para a finalidade de planejamento do projeto, acreditamos ser verdadeiro.

Projetos necessitam de premissas. Você não poderá atrasar um projeto quando você tentar ter 100% de certeza sobre todos os aspectos. De fato, não é possível ter 100% de certeza sobre cada aspecto de um projeto. Em alguns casos, você terá que “supor” que as coisas irão acontecer como o esperado, e continuar planejando o projeto baseado nestas premissas.

Uma outra maneira de ver as premissas é através de seu relacionamento com os riscos. As premissas estão muito relacionadas aos riscos, e, de fato, são simplesmente riscos de nível baixo. Ambos começam com a mesma premissa. São eventos ou circunstâncias futuras que impactarão seu projeto. Em ambos os casos, há uma probabilidade do evento ocorrer e impactar o projeto. A diferença entre uma premissa e um risco está na combinação da probabilidade e do impacto e se os mesmos são aceitáveis ou não.

Tomamos uma proposição comum que está incluída em muitos dos documentos de “Definição de Projetos” – “Os recursos necessários para este projeto estarão disponíveis quando forem requeridos”. Que tipo de proposição é esta? A maioria das pessoas diria que é uma premissa. Apesar de tudo, quando um projeto inicia, sempre supomos que conseguiremos os recursos que necessitamos.

Entretanto, isso realmente é uma premissa? Você imagina começar um projeto aonde as pessoas e os equipamentos não estejam disponíveis e, de fato, existe uma possibilidade realística de não estarem prontos quando você os necessitar – talvez porque outros projetos precisam ser concluídos antes. Não é muito difícil imaginar este cenário. Neste caso, a mesma proposição seria definitivamente um risco e não uma premissa.

O ponto-chave é que a mesma proposição pode ser uma premissa ou um risco, dependendo das circunstâncias do seu próprio projeto. A diferença entre uma premissa e um risco é se a combinação da probabilidade e do impacto é aceitável. Se o evento tiver um impacto negativo no projeto, mas houver uma baixa probabilidade dele ocorrer, ele poderá ser considerado uma premissa. Se o evento tiver um impacto positivo no projeto, mas houver uma alta probabilidade dele ocorrer, ele também poderá ser considerado uma premissa.

Uma forma de identificar as premissas importantes é executar uma avaliação de riscos e analisar todos os riscos que foram indicados como um risco de nível baixo. A maioria destes riscos não merece ser mencionado, mas alguns terão implicações significativas se os eventos não se desenrolarem como você imagina. Estes são aqueles que você poderá documentar como premissas.

Há duas características chave sobre os riscos e as premissas. Primeira, haver algum nível de incerteza sobre o evento. Se o evento tiver 100% de probabilidade de ocorrer, ele é simplesmente um fato. Se o evento tiver 0% de probabilidade de ocorrer, ele é simplesmente uma ficção. Então, nenhum deles é um risco ou premissa.

Segunda, as premissas e os riscos estão fora do controle da equipe de projeto. Se o evento estiver dentro do controle da equipe, então ele não é uma premissa e nem um risco. Ele simplesmente deverá ser gerenciado e incluindo no seu cronograma.

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