Porque a comunicação é um problema universal?

por Aline Vênere, em execucaodaestrategia.com.br

Como consultora, atuo em diversas empresas, porém em grande parte ou se posso dizer que em quase todas elas temos um grande objetivo “ter uma comunicação interna eficaz e eficiente em todos os níveis da organização”. Bonita frase… Mas o quê de fato isso quer dizer? Ora, comunicação é básica, é como nós somos entendidos e entendemos as outras pessoas para o bom convívio em sociedade. Precisamos disso para sobreviver e porque não conseguimos fazer de maneira bem feita dentro das organizações?

As instituições devem conseguir extrair o máximo dos seus colaboradores visando o alcance dos desafios esperados. Mas para que isso aconteça, as pessoas devem entender aquilo o que devem fazer. Não adianta cada um entregar a sua parte sem olhar o impacto dessa atitude em toda a organização. Serão esforços muitas vezes contraditórios que não geram ganhos sinérgicos para o negócio ou pior, que transformam as instituições em grandes silos que não conversam entre si.

Tenho uma teoria sobre o problema da comunicação que me leva a pensar em duas hipóteses: a primeira, no caso mais específico das empresas privadas, se deve à grande concorrência de mercado onde tudo passa a ser sigiloso e nem os colaboradores sabem quais as metas devem alcançar ou para onde as mesmas devem caminhar. A segunda hipótese, que pode se aplicar a organizações com fins lucrativos ou não, é que nesse ambiente as pessoas não têm tempo de explicar, fazer-se entender e parar para ter certeza se a outra parte entendeu. É tipo a brincadeira do telefone sem fio, onde a mesma mensagem é transmitida para as pessoas uma de cada vez e no final das contas, ela chega completamente alterada ao outro lado.

A comunicação interna é um processo vital para a execução da estratégia nas organizações. É através desse processo que motivamos e direcionamos todos os esforços das organizações em busca dos seus objetivos estratégicos. Preparar a Alta Direção para a maneira correta de comunicar com transparência e entendimento é uma questão extremamente importante nos dias de hoje. Sinto que os líderes não têm essa habilidade e ainda esperam que apenas os quadros de avisos e a intranet resolvam tudo.

Com o avanço tecnológico, as relações tornaram-se cada vez mais impessoais e distantes. Podemos enviar e-mails, postar informações na internet ou intranet, mas não se tem a certeza se as informações relevantes estão chegando de forma clara para todos. A interpretação de texto é livre, não temos as garantias de recebimento e entendimento sobre as mensagens que enviamos, e enquanto não se caminha para uma mudança nesse sentido, as conversas de corredor trazem notícias fresquinhas.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.