Por que alinhar expectativas?

em www.baguete.com.br

O alinhamento de expectativas sempre é um assunto que está na pauta de qualquer situação que você enfrente.

Quando se interage com quer que seja, é preciso alinhar o quê se espera que aconteça; quando; o que se entregará; o quê deverá ser realizado; as responsabilidades e papéis, enfim, tudo que pode gerar um produto, seja o seu ou o do outro ou, de um para o outro.

É esta organização e clareza que faz com que  as expectativas de todos sejam condizentes com o propósito da atuação; para que se compreenda a evolução do que se está pretendendo realizar e, se quem está envolvido com o contexto tem claro e formalizado, o quê deve fazer.

Muitas vezes, quando a medida das expectativas não é transparente, acaba por se tornar sensível à percepção individual e passa a ser algo que as pessoas “acham”, fazendo prevalecer à visão unilateral das pessoas ao invés dos fatos em si e do contexto que considera tudo e todos.

Certamente você já deve ter ouvido de seus interlocutores algo como: “eu pensei que seria entregue outra coisa,  ao invés disto…”, “ah, não tinha entendido que seria assim…”, ”mas não era hoje a minha entrega?”,  “era para eu fazer isso?” e assim vai…

Isto é falta de alinhamento e clareza no quê se quer fazer e como se deve fazer e, até pode ser também má vontade (infelizmente); mas independentemente do que seja realmente, o fato é que quando as expectativas  não estão alinhadas, qunado os acordos e responsabilidades não são formalizados e não são devidamente divulgados, sempre será a seara do “acho” que prevalece.

Portanto antes de iniciar o que quer que seja, é preciso que você compreenda profundamente a necessidade de se alinhar as expectativas de todos os envolvidos e comprometê-los igualmente no entendimento, sempre com formalização, assim você blinda a relação de negócios, sem deixar margem a interpretações adversas.

Um dos equívocos mais graves que se pode mencionar é a ingenuidade de quem acredita que equalizar entendimento, antes de iniciar-se qualquer ação, atividade, projeto, negócio é perda de tempo.

Geralmente as dificuldades que surgem estão relacionadas à falta de alinhamento sobre o entendimento do que cada um deverá realizar que acaba em gerar a comunicação de forma incompleta por falta de informação e transforma em ineficiente o processo de gestão.

Isto sinaliza que as dificuldades passarão a serem problemas com graves e extensas conseqüências.

Portanto, compreenda que perda de tempo é não realizar devidamente os alinhamentos.

Por mais pressionado que se esteja, seja por prazo, por necessidade de negócio, pelo seu chefe, pela sua equipe, pelo seu cliente, faça o “trem parar” e mantenha-se firme no propósito de alinhar expectativas.

A pressão do dia a dia ou a pressão que você impõe a si mesmo, não pode impedir ou postergar a sua atitude em focalizar a biusca por resultados assertivos para o seu trabalho.

O mercado valoriza quem sabe dizer “vamos parar e alinhar o que precisa ser realizado e o que cada um deve fazer e receber”, e que sabe fazer isso, mesmo que se esteja em meio ao caos e as pessoas não queiram.

Insista.

Entenda que o mercado busca profissionais e empresas que solucionam e que se posicionam para solucionar.

Seja sempre um destes.

Caso você esteja em dúvida, observe quem é considerado um bom profissional ou que empresa tem um excelente conceito no mercado…

Compreenda o valor do alinhamento das expectativas. E as alinhe.

Faça.

 

Sílvia Somenzi

Diretora Geral da Soluzzione – Expansão de Negócios, empresa de negócios em TI e marketing de relacionamento….

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.