PMO é uma área de suporte? Por incrível que pareça, não!

por Americo Pinto, em http://americopinto.wordpress.com/2010/09/02/pmo-e-uma-area-de-suporte-por-incrivel-que-pareca-nao/

Muitas vezes um PMO é visto como uma área de suporte dentro da organização, tal como as áreas de Contabilidade, Marketing ou Tecnologia da Informação. Em grande parte das organizações, essas áreas não são consideradas áreas fim, visto que estas são voltadas para suportar o desenvolvimento da atividade principal. Porém, vemos diferenças cruciais que tornam o PMO algo diferente de uma área de suporte tradicional.

A cobrança pela geração de valor para um PMO é de fato algo muito mais crítico do que a cobrança que normalmente se percebe em áreas de suporte tradicionais, que têm o seu valor traduzido em benefícios nem sempre perceptíveis ou mensuráveis. Ao contrário destas, um PMO está sendo permanentemente questionado quanto a sua validade e contribuição para a organização, sendo visto muitas vezes como uma espécie de overhead da operação. O fato é que ninguém questionaria a necessidade da existência de uma área de Marketing ou do departamento de Contabilidade. Mas alguns desses mesmos indivíduos questionariam imediatamente a necessidade da existência do PMO, caso não percebessem claramente o valor gerado por esta área.

Analisando então os PMOs por outro enfoque, é possível perceber que na verdade um PMO nada mais é do que um verdadeiro prestador de serviços dentro da organização, visto que tal qual um prestador de serviços externo, poderia a qualquer momento ter o seu contrato “cancelado” por não estar agregando valor suficiente. Da mesma forma, um PMO pode também inadvertidamente perder todo apoio e sustentação que possui por não ser capaz de gerar valor e benefício perceptível que justifique a manutenção do investimento realizado.

Dessa forma, um PMO que pretende sobreviver às oscilações de uma organização e do mercado, precisa se enxergar como um verdadeiro prestador de serviços, o qual possui clientes, os quais devem ser atendidos plenamente em suas necessidades. E a evolução deste PMO se dará de acordo com o amadurecimento da organização, o que fará com que seus clientes passem a ter necessidades diferentes e, em geral, cada vez mais sofisticadas.

Em outras palavras, o sucesso de um PMO passa pela sua capacidade de compreender quem são seus clientes, quais são suas necessidades e como atendê-las criando benefícios claros e suficientes e gerando valor perceptível e mensurável. E o seu amadurecimento envolve a habilidade de atender a novas necessidades decorrentes do amadurecimento da organização e de seus clientes, oferecendo novos serviços e sofisticando o nível de atendimento as demandas apresentadas.

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Abraços e sucesso a todos!

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