Plano de gerenciamento de recursos humanos

por Mario Henrique Trentim em blog.mundopm.com.br Nos posts anteriores, tratamos de alguns aspectos do gerenciamento de recursos humanos ou gestão de pessoas no projeto. É um assunto vasto que engloba conceitos de liderança, formação de equipes, relacionamento e comunicação (Teorias de Motivação e Influência do GP). Neste post, veremos o conteúdo sugerido para o plano de gerenciamento de recursos humanos e alguns exemplos. O plano de gerenciamento de RH pode ser uma folha com os nomes dos membros da equipe e seus contatos, para projetos pequenos (baixe o PDF dos processos do Guia PMBOK® 4a ed). Imagine que você e mais 3 pessoas são a equipe do projeto. Certamente, não há necessidade de um plano detalhado e com várias páginas, não é? Agora imagine que você está gerenciando um grande projeto, como uma refinaria da Petrobrás. Um projeto de algumas centenas de milhões de R$, duração de cinco anos ou mais e um batalhão de até 20 mil pessoas trabalhando ao longo do projeto. Que tal criar um plano de RH para este projeto? Seria importante, concorda?

As pessoas precisam ser recrutadas (CLT ou PJ? Quais condições? Testes psicológicos, exames médicos? etc), treinadas (Cursos? Segurança do Trabalho? Integração? etc) e gerenciadas (Recompensas e punições? Acompanhamento do trabalho? etc).

Além disso, a equipe irá se modificar. Novos membros serão integrados ao longo do tempo, outros sairão da equipe. Existe a questão de hierarquia e reportsPor aí vai… Sem um plano de RH, será umcaos. Não iremos apresentar um plano de RH para grandes projetos neste post, mas posso enviar algumas referências para os leitores que desejarem. O que veremos é uma sugestão de conteúdo mínimo e exemplos de planos de RH.

Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos

Descrição Sucinta do Projeto

Fazendo alusão ao Termo de Abertura e ao Plano de Gerenciamento do Projeto, devemos fazer uma breve descrição do escopo do projeto com vistas aos recursos necessários.

Organograma do projeto

O objetivo do organograma é estabelecer a hierarquia e linhas de reports. É análogo ao organograma das empresas (presidente, VPs, diretores, gerentes etc). Inicialmente, podemos utilizar uma estrutura genérica, como na figura a seguir. Figura 3 – Organograma genérico do projeto Depois que os recursos forem designados e confirmados para o projeto, no início da Execução, vamos colocar os nomes nas caixinhas. As caixinhas do organograma podem incluir descrição de funções e atribuições, níveis de tomada de decisão e outras informações.

Definição de papéis e responsabilidades

Quem faz o quê quando? A definição dos papéis e responsabilidades responde à pergunta anterior. Pode ser uma tabela, como a matriz RACI, ou um documento de várias páginas. Figura 4 – Matriz RACI (Trentim, 2011)

Histograma e Estrutura Analítica de Recursos Humanos

Para grandes projetos, pode ser necessário utilizar um histograma e uma estrutura analítica de recursos. O histograma define a necessidade de recursos humanos ao longo do projeto. É fácil obtê-lo utilizando um software de gerenciamento de projetos, como o MS-Project. O histograma de recursos pode ser apresentado como tabela ou gráfico, classificando os recursos em categorias ou indicando sua alocação individual. Observando o histograma, é possível nivelar os recursos, resolvendo superalocações e otimizando o uso dos recursos. Figura 5 – Histograma de recursos humanos Já a Estrutura Analítica de Recursos é uma maneira de categorizar recursos, como vemos na figura abaixo. Podemos também fazer uma EARH (Estrutura Analítica de Recursos Humanos), categorizando-os segundo cargos e / ou competências. Figura 6 – Exemplo de EAR (Fonte: Blog MundoPM Gerenciamento de Custos em Projetos)

Procedimentos, normas e diretrizes de recrutamento e seleção

Esta parte do plano define a forma de recrutamento e mobilização das pessoas para compor a equipe do projeto. Pode ocupar grande parte do plano de gerenciamento de RH, especialmente quando existe a necessidade de contratar pessoas externamente.
  • Contratação como PJ, CLT, estagiários, contratação por tempo certo?
  • Processo de seleção e recrutamento próprio ou terceirizado?
  • Qualificações, testes e exames para os candidatos
  • Faixas de remuneração e benefícios
É recomendável que o plano de gerenciamento de recursos humanos do projeto defina um cronograma e critérios para mobilização e liberação dos recursos humanos, podendo incluir questões como demissão ou exclusão de membros da equipe do projeto. A maioria das empresas já possui procedimento e diretrizes quanto à contratações e mobilização da equipe. Isso vai ajudar a elaborar o plano de gerenciamento dos recursos humanos.

Horários de Trabalho, férias e compensações de horários

É importante definir os horários e a carga de trabalho da equipe do projeto, fazendo planejamento e provisionamento para férias, licenças e outros tipos de afastamento. Além disso, precisamos definir política e limites para horas-extra, compensação de ausências e feriados, entre outros assuntos. Sem essas definições, o gerente do projeto pode ter muita dor de cabeça durante o projeto.

Recompensas e Punições

Mesmo que não existam recompensas tangíveis, financeiras por exemplo, é importante definir como os membros da equipe serão avaliados. Elogios e outras formas de recompensa são extremamente importantes para motivar a equipe do projeto. Podemos ter recompensas individuais e coletivas, como uma confraternização do projeto. Clareza na definição e utilização de recompensas e punições é essencial para a confiança entre a equipe e o gerente.

Treinamento e Integração

O plano de gerenciamento de RH deverá definir os treinamentos a serem ministrados para a equipe de projeto, podendo ser obrigatórios (relacionados à segurança do trabalho, por exemplo) ou não. Os treinamentos podem servir como recompensa também. Imagine um projeto de 5 anos. É possível oferecer cursos de curta duração para a equipe, MBA em Gerenciamento de Projetos e até mestrado para o gerente e outros membros da equipe do projeto. Lembre-se de que um dos objetivos de todo projeto é preparar as pessoas (equipe) para maiores desafios no futuro, aumentando suas competências. Treinamentos e dinâmicas para formação da equipe e integração também são importantes.

Aspectos Legais, Segurança e Medicina do Trabalho

Incluir legislação pertinente, procedimentos e processos relacionados à gestão de pessoas na organização.

______________________________________

Outras informações podem ser necessárias, tais como avaliações de desempenho, comunicação para equipes distribuídas e / ou virtuais etc. 

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.