Pense sobre o risco positivo como uma maneira para obter benefício

em www.tenstep.com.br

Definição de um Risco: Um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo nos objetivos de um projeto.

Os riscos normalmente são associados aos eventos potenciais que têm um impacto negativo no projeto. Entretanto, há um conceito de risco de oportunidade ou positivo. Nesses casos, o gerente ou a equipe do projeto poderá introduzir um risco para tentar ganhar um benéfico. Por exemplo, a equipe do projeto poderá decidir utilizar uma tecnologia nova em seu projeto, porque eles acreditam que isto resultará em uma grande redução de custos e de esforços. Naturalmente, que há uma chance da nova tecnologia não funcionar, entretanto a equipe do projeto introduz o risco porque há um grande potencial de ganho. Este é um exemplo de introduzir um risco inteligente ou um risco positivo. Riscos negativos necessitam ser gerenciados para assegurar que os problemas potenciais não ocorram.

Incluir os membros da equipe do projeto na identificação dos riscos (oportunidades)

Se os membros da equipe forem familiarizados com as circunstâncias do projeto, eles deverão ter um papel ativo na identificação e na avaliação dos riscos (oportunidades). A participação conjunta poderá ajudar a identificar os riscos (oportunidades), planejar ações eficazes para gerenciar os riscos e obter um consenso sobre como executar as ações e o comprometimento dos mesmos com a execução das ações.

Sugeridas três respostas para tratar riscos que possuem impactos potencialmente positivos nos objetivos do projeto.

Explorar. Esta é uma estratégia de eliminar a incerteza associada ao risco (oportunidade) e garantir que a oportunidade realmente aconteça.

Compartilhar. Esta estratégia permite que você compartilhe o risco (oportunidade) a um terceiro partido que tenha mais capacidade de capturar a oportunidade em benefício do projeto.

Melhorar. Esta estratégia é usada para aumentar a probabilidade de que o risco (oportunidade) ocorra, ou aumentar o tamanho do benefício se o risco (oportunidade) ocorrer.

Normalmente, a resposta final ao risco (oportunidade) utiliza uma das estratégias acima. Você não deverá pensar que cada risco exige somente uma atividade dentro da resposta. É mais provável que a sua resposta ao risco exija um número de atividades diferentes para ser bem-sucedido.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.