Pensar grande, começar pequeno e crescer rápido

em www.hsm.com.br “Quando eu quebrei minha terceira empresa, pensei: está na hora de colocar uma gravata, procurar uma empresa para trabalhar e desistir de empreender”. Se há três anos Leonardo Xavier tivesse agido por impulso, ele não teria dado uma bela e motivante palestra nessa segunda-feira, no encerramento das atividades do dia na Estação do Conhecimento Geração Y, na HSM ExpoManagement 2010. Com histórias engraçadas, testemunhos e dicas para a plateia, o CEO da Pontomobi, um típico profissional da Geração Y, provou que esses novos profissionais não desanimam com as dificuldades e sempre buscam novos desafios para realizar seus sonhos . “Por isso eu sempre digo: temos que pensar grande, começar pequeno e crescer rápido”, sintetiza o executivo de apenas 32 anos, comandante da startup referência em ações de mobile marketing. Três quebras Mas até chegar ao sucesso com a Pontomobi, Leonardo teve experiências profissionais não tão boas em outras três empresas próprias. Algumas falhas, principalmente de planejamento, impediram que os empreendimentos tivessem vida mais longa. “Faça sempre um business plan conservador”, aconselha Leonardo, que já empreendeu no ramo de importação de bebida, e-commerce e serviços para telefonia celular.  “A estruturação do negócio é fundamental, da escolha dos sócios à infraestrutura, passando pelo time de colaboradores e remuneração”. “E não esqueça também de ter um guru para dividir as angústias do negócio”, acrescenta. “Nos altos e baixos do empreendimento, é importante ter com quem conversar, se aconselhar e manter o ritmo”. Cercado de profissionais Y Grande parte dos funcionários da Pontomobi faz parte da Geração Y. “Sempre me cerquei de pessoas com esse pensamento e filosofia. Essa turma tem vontade, confiança e inquietação, características fundamentais para empreender”, comemora Leonardo, que também se gaba por saber reter os talentos Y a sua volta. “Se você souber criar um modelo de remuneração e desafios, os talentos permanecem ao seu lado e os negócios evoluem. Nos meus projetos, todo mundo ganha dinheiro e se sente valorizado”, conta. “Além disso, reservo parte das ações da empresa para oferecer sociedade àqueles que mais se destacam”, finaliza. Dicas para os empreendedores da Geração Y (Por Leonardo Xavier) 1. Tenha um foco 2. Tenha um bom guru 3. Escolha bem seus sócios. É fundamental escolher profissionais complementares e mais capacitados que possam suprir as suas deficiências. 4. Monte um bom time 5. Caminhe um passo de cada vez 

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