O que torna um gerente de projeto bem-sucedido?

Adaptado de Ty Kiisel, em Project Smart Na medida em que as organizações recorrem a projetos para manter e ampliar seus resultados, a necessidade de bons gerentes de projeto aumenta. Independentemente da metodologia, campo de trabalho, sistema de gestão ou tipo de projeto, esses 6 atributos de liderança são essenciais na conversão de um gerente de projeto competente em um líder bem-sucedido.
  • Antevisão: não se trata de ler o futuro em cartas, mas da capacidade de olhar além do cenário imediato e fazer previsões racionais com base em suposições práticas.
  • Organização: manter informações, cronogramas e recursos organizados é crítico.
  • Liderança: apesar de haver líderes naturais, algumas habilidades de liderança podem ser aprendidas, praticadas e desenvolvidas. É preciso uma auto-avaliação sincera quanto às lacunas e procurar reduzí-las.
  • Comunicação: é necessário saber se comunicar com patrocinadores, colegas e membros da equipe. Cada grupo depende e exige informações diferentes, apresentadas de modo particular.
  • Pragmatismo: abordagem prática e orientada para a solução de problemas é fundamental em uma atividade que depende de ajustes e mudanças constantes.
  • Empatia: gerir projetos é gerir pessoas. Para ser bem-sucedido nessas ações, é preciso colocar-se na posição do outro, entender sua perspectiva e motivar cada um individualmente.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.