O que define um líder?

Extraído da Harvard Business Review Brasil

Se tivesse de definir o líder ideal, muita gente daria ênfase a traços como inteligência, severidade, determinação e visão – qualidades tradicionalmente associadas à liderança. São atributos necessários, mas insuficientes para formar um líder. Em geral, ficam de fora da lista qualidades mais pessoais e menos palpáveis, mas também essenciais. Embora certa destreza técnica e analítica seja um requisito básico para o sucesso, estudos indicam que a inteligência emocional talvez seja o principal diferencial de um líder de desempenho realmente superior.

O psicólogo e escritor Daniel Goleman foi o primeiro a levar o conceito de inteligência emocional ao grande público com o livro que tem o mesmo nome do conceito, publicado em 1995. Foi Goleman também o primeiro a apresentar esse conceito ao mundo empresarial num artigo publicado, em 1998, na HBR. Ao examinar aproximadamente 200 grandes empresas globais, Goleman constatou que um líder realmente eficaz distingue-se pelo alto grau de inteligência emocional. Sem ela, a pessoa pode ter o melhor treinamento do mundo, uma mente incisiva e um suprimento inesgotável de ideias brilhantes – e ainda assim não ser um grande líder.

Os principais componentes da inteligência emocional – autoconsciência, autocontrole, motivação, empatia e aptidão social – podem soar pouco profissionais, mas Goleman, copresidente do Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations, daRutgers University, achou vínculos diretos entre inteligência emocional e resultados comerciais mensuráveis. Embora a relevância da inteligência emocional para os negócios tenha gerado debates nos últimos seis anos, o artigo de Goleman ainda é referência definitiva sobre o tema, trazendo uma descrição de cada componente da inteligência emocional e uma discussão detalhada do método para reconhecê-la em aspirantes a líder, como e por que ela está vinculada ao desempenho e o que fazer para adquiri-la.

 

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.