O país que queremos deixar para os nossos filhos

em www.hsm.com.br

A oportunidade de mudar o amanhã também está nas mãos dos empresários e executivos. Consultor incita empresas a tomar parte na construção de um mundo melhor.

Como estamos em ano de eleições, gostaria de trazer algumas reflexões que provavelmente estejam escapando a sua percepção pessoal. Todos os meios de comunicação, as principais escolas de administração, os formadores de opinião e os “gurus” empresariais, entre tantos outros, fazem-nos crer em algumas “verdades” absolutas. A partir daí, tais verdades são incorporadas pelas pessoas, empresas e sociedade até o dia em que um novo conceito, uma nova forma de ver ou fazer alguma coisa, ou um novo processo chega, tornando “velho”  e “ultrapassado” aquilo que representou o “novo” até há pouco tempo. Essa é a dinâmica que vivemos em nossas empresas, especialmente nos últimos dez ou quinze anos.

Dentro dessa dinâmica, como empresário ou executivo, nos transformamos em “Agentes de Mudança”, aprendemos, incorporamos e aplicamos inúmeros conceitos, metodologias, regras e procedimentos geralmente importados das principais escolas de administração do mundo. Transformados em “senhores da verdade”, achamos que finalmente encontramos a fórmula ideal para assegurar o sucesso contínuo para nossas empresas. Mas como a vida é dinâmica, e no mundo empresarial as coisas não são muito diferentes, a decepção, geralmente, acaba sendo o resultado de “remédios” aplicados na “cura de doenças corporativas” mal diagnosticadas.

Muito embora o empreendedorismo, a visão de negócios diferenciada e a coragem na tomada de decisões sejam atributos da grande maioria dos líderes e executivos empresariais bem sucedidos, tais fatores não representam a garantia do sucesso. Como empresário ou executivo, certamente você já vivenciou momentos de sucessos e fracassos, de certezas e incertezas, de expectativas e angústias e de alegrias e tristezas; porém, também creio que  jamais perdeu a esperança de acreditar no sonho de fazer de sua empresa ou área de comando, motivo de admiração e respeito.

Após tantos anos de vivência empresarial, sinto que chegou o momento de iniciar a criação de um novo futuro para as empresas brasileiras, suficientemente capaz de gerar uma esperança renovada  nos corações e nos sonhos de nossos filhos e de jovens tão desiludidos em relação ao amanhã.
Independentemente de quem sejam os nossos governantes, acredito na prevalência da democracia. E, por maiores que sejam as adversidades e obstáculos que tenhamos pela frente, muitas delas decorrentes de fatores externos ao nosso país,  lembre-se da garra e determinação com que você enfrentou os desafios ao longo de sua vida e que fizeram-no um Vencedor!

É hora de criar em cada empresa, relações que privilegiem a Confiança e a Cooperação.

– Que o lucro não seja o objetivo, mas a premissa necessária para a viabilização de empreendimentos com perspectiva de crescimento contínuo.
– Que a Ética não seja apenas parte de uma retórica que satisfaça as partes relacionadas, mas seja a Atitude presente no comportamento e nas ações daqueles que compõem toda organização.
– Que a Responsabilidade Social não se limite ao assistencialismo exibicionista para satisfação dos observadores em geral, mas que esteja presente em todas as práticas internas e externas da empresa.
Chegou o momento de abrir uma nova perspectiva de vida mais digna para os mais pobres, os quais, por variadas causas, não tiveram as mesmas oportunidades que nós.

É preciso diminuir as diferenças sociais e viabilizar o acesso de milhões de brasileiros a um sem número de serviços, produtos e facilidades que fazem parte da vida de apenas parte da população. É preciso criar demanda para que as empresas cresçam, gerando novas oportunidades de trabalho; e que essa dinâmica se autoalimente progressivamente, numa corrente de transformação para uma sociedade muito mais equilibrada.

A oportunidade está em suas mãos

Não podemos esperar mais e achar que tudo isso é responsabilidade do governo. Comprometa-se com a construção de um futuro melhor para cada um de seus colaboradores, a começar pelo mais modesto trabalhador.  Não espere mais! Não permita mais a acomodação de um “status quo” que privilegia apenas os níveis mais elevados dentro da organização. Desafie-os a se engajar nesse projeto de transformação, pois eles serão peças-chave para o sucesso dessa empreitada.

Toda jornada se inicia com um primeiro passo. Dê esse exemplo com Coragem e Determinação e não tema o futuro, pois na realidade estará apenas iniciando a edificação de um futuro que realmente valerá a pena ser vivido. Nessa trajetória, todas as coisas conspirarão a seu favor.

Vamos iniciar essa transformação para um dia podermos sentir orgulho de nossas empresas e do país em que vivemos!

Carlos Alberto Zaffani (Consultor em Gestão de Empresas e diretor da Zaffani Asses. Empresarial S/C Ltda.)

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.