Melhore a Comunicação para Maximizar o Sucesso e Minimizar o Risco

 

Retirado do Relatório do PMI PULSE OF THE PROFESSIONTM – THE HIGH COST OF LOW PERFORMANCE: THE ESSENTIAL ROLE OF COMMUNICATIONSParte 3

Claramente organizações que se comunicam de forma mais eficaz têm um maior número de projetos bem-sucedidos. Os resultados mostram que organizações de alto desempenho são também as que se comunicam de forma mais eficaz. Assim, não é nenhuma surpresa que os comunicadores altamente eficazes são cinco vezes mais propensos a ter desempenho elevado do que comunicadores minimamente eficazes. E, como relatado no estudo do Pulse, as organizações de alto desempenho colocam 14 vezes menos dólares em risco. Estes resultados sugerem que organizações com baixo desempenho podem se beneficiar da melhoria de suas práticas de comunicação, já que isso lhes permitirá realizar projetos mais bem-sucedidos e colocar menos dólares em risco. (Ver Figura 1)

Figura 1
Os dados mostram que as organizações de alto desempenho distinguem-se pela excelência em todos os aspectos quantitativos de comunicações de projeto (veja parte 2 no último e-Link).

Organizações de alto desempenho são melhores em comunicar os pontos chaves do projeto, incluindo objetivos, orçamento, cronograma, escopo, resultados e benefício do negócio. (Ver Figura 2)

Além disso, as organizações de alto desempenho são notavelmente melhores em proporcionar comunicações do projeto em tempo hábil, com clareza e detalhes suficientes, usando uma linguagem não técnica e escolhendo os meios apropriados. (Figura 3)

Figura 2

Figura 3
Organizações de alto desempenho utilizam planos de comunicação formais com mais frequência, e de forma mais eficaz em comparação com organizações de baixo desempenho. Elas criam quase o dobro de planos de comunicação formais para projetos. (Figura 4) Esses planos de comunicação são acima de três vezes mais eficazes em comparação com os planos das organizações de baixo desempenho. (Figura 5)

Figura 4

Figura 5
É claro que as organizações de alto desempenho são muito mais bem-sucedidas em comunicações. Não surpreende que o estudo também revele que essas organizações percebem a importância fundamental da comunicação para o sucesso de seus projetos muito mais do que as organizações com baixo desempenho (69% contra 58%). Essas organizações não se destacam somente por dar importância às comunicações, mas também por dar muito mais importância às atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos, se comparadas com as organizações de baixo desempenho. (Veja a Figura 6).

Figura 6

interrogQuer saber mais? Veja nossos cursos na área de Comunicação da Estratégia, presenciais ou à distância