Índice de maturidade gerencial – Além do marketing…

Transformação nas empresas

Nosso mundo moderno vive a chamada era digital, ou a era da tecnologia, classifique como preferir. Mas, é fato que a tecnologia vem transformando o homem e o homem em consequência transforma a tecnologia, gerando mudanças nos comportamentos dos consumidores e exigindo transformações nas empresas. Afinal, hoje, é impossível alcançar o sucesso em um negócio sem acompanhar esta transformação e buscar inovação.

Pensando nisso, para ajudar os empresários a entenderem melhor as dificuldades, implicações e necessidades da digitalização, surgiram inúmeras pesquisas destacando o Índice de Maturidade Digital.

Caso você queira saber mais sobre esse tipo de análise e os resultados que vem apontando no âmbito brasileiro, continue lendo este artigo.

Original em estrategiasquetransformam.com.br

O que é Índice de Maturidade Digital?

Índice de Maturidade Digital é uma métrica muito importante para as empresas hoje em dia. Em resumo, indica o quanto a transformação digital já impactou o empreendimento, em diversas vertentes como: cultura, mão de obra e mercado, além de mostrar o que é necessário para que o negócio continue avançando na transformação..

Isso significa que o Índice de Maturidade Digital ajuda os gestores a entenderem como a tecnologia está sendo usada pela organização, seu impacto em seu recursos humanos e qual o seu nível de integração com as rotinas do negócio e mercado.

É válido lembrar que a transformação digital não se trata, simplesmente, de empregar um novo recurso tecnológico na empresa, realizar integrações ou de investir no Marketing Digital.

Na verdade, essa transformação requer a implementação de uma série de mudanças estruturais e rotinas baseadas no mundo digital, que permitam entre outras coisas:

– Automatização e simplificação de processos;

– Aumento da eficiência dos trabalhos;

– Uso adequado de dados para tomada de decisão;

– Crescimento da empresa.

Assim, a maturidade digital servirá para analisar o momento em que a empresa se encontra digitalmente, se  a mesma já se adaptou e incorporou tecnologias e tendências em seu dia a dia, como sua força de trabalho a utiliza para alavancar processos e em consequência o negócio, além de averiguar impactos na experiência de consumo. A transformação, portanto, não pode ser feita de um momento para o outro, e envolve um grande planejamento por parte das empresas.

Índice de Maturidade Digital da Isobar

Para analisar esse Índice de Maturidade Digital em algumas empresas do Brasil, a Isobar realizou uma pesquisa chamada de Índice de Maturidade Digital Brasil 2019 (IMD), analisando principalmente a transformação digital das marcas pelo olhar de seus consumidores. Ou seja, como os clientes são impactados e vivenciam as empresas digitalmente.

O IMD da Isobar Brasil investigou 284 empresas dos setores de varejo, saúde, bens de consumo e educação e ensino, com faturamento superior a R$ 1 bilhão. O estudo se baseou em três dimensões:

– Mobile, que analisou questões como funcionalidade e acessibilidade de sites e aplicativos das empresas;

– Search, que verificou pontos relativos ao posicionamento das marcas nas buscas orgânicas;

– Social, que avaliou a presença e a interação das empresas em redes sociais.

Em geral, o estudo classificou a maior parte das organizações como “Básica” (48,6) e “Madura” (32,42%), enquanto somente 3,75% foram avaliadas como “Experts”. Nike, Magazine Luiza, Havan, O Boticário e Burger King foram as empresas mais bem posicionadas, isto é, que demonstraram maior avanço na transformação digital.

Mas, além de traçar um panorama das marcas brasileiras, a pesquisa também trouxe alguns insights que podem colaborar com a compreensão da importância da tecnologia para o sucesso dos negócios e com o entendimento das necessidades do público diante do cenário digital.

Uma delas é a falta de dialogismo nas redes sociais das empresas, que ainda são muito focadas na disseminação de mensagens publicitárias da marca. Ou seja, esse campo de interação possibilitado pela tecnologia deveria ser mais bem aproveitado pelas organizações como forma de relacionamento com seus clientes.

Outra conclusão da pesquisa foi que as marcas mais maduras digitalmente têm melhores resultados financeiros. O mesmo insight também foi destacado por um estudo da Mckinsey, que trouxe um debate ainda mais amplo sobre a maturidade digital, como veremos a seguir.

Índice de Maturidade Digital da Mckinsey

A análise de Índice de Maturidade Digital da McKinsey envolveu menos empresas, mas se aprofundou no estudo de mais práticas do processo de digitalização. No total, foram avaliadas 124 organizações de grande e médio porte de setores variados e 22 práticas de gestão que estão fortemente relacionadas ao sucesso da transformação digital.

A pesquisa foi feita com a ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ) e as práticas avaliadas foram divididas em quatro dimensões básicas do estudo:

– Estratégia;

– Capacidades;

– Organização;

– Cultura.

Como resultado, a pesquisa trouxe diversos insights que ajudam na compreensão do processo de transformação digital empresarial no Brasil. Confira alguns deles.

Quanto mais digital, mais lucrativa

Empresas classificadas pela pesquisa como “líderes digitais”, ou seja, com maior maturidade digital, são as mesmas que apresentam o melhor desempenho financeiro.

No Brasil, a taxa de crescimento dos lucros EBITDA dessas organizações é até três vezes maior do que a de outras empresas menos digitalizadas, demonstrando a importância e o impacto dessa transformação para o potencial do negócio.

Empresas com digitalização avançada têm mais consistência nas práticas digitais

Quanto mais maduras estão as empresas, maior é a curva de aceleração da digitalização. Ou seja, as organizações líderes conseguem desenvolver mais práticas digitais nas diversas dimensões, enquanto as demais têm uma disparidade maior entre o nível de tecnologia dos diferentes pontos que são analisados.

Isso acontece porque os negócios com maior Índice de Maturidade Digital entendem a complementaridade das suas ações, ao contrário das empresas iniciantes ou emergentes no mundo digital, que ainda focam muito em práticas pontuais e isoladas.

Maiores desafios da transformação digital

Quatro práticas foram destacadas como as mais desafiadoras entre as empresas participantes da pesquisa. São elas:

– Criação de roadmap específico, ambicioso e alinhado à empresa, que funcione como base para a estratégia digital;

– Captura e análise de dados e analytics para apoiar as decisões da empresa regularmente;

– Identificação, captura e retenção de talentos necessários para a digitalização;

– Mentalidade estratégica baseada em dados.

Para saber mais, clique aqui e veja o estudo da McKinsey na íntegra.

Como alcançar a maturidade digital?

Como já foi dito, a maturidade digital não é algo que se alcança da noite para o dia. Muito pelo contrário: é um processo intenso, longo e que requer muito planejamento e comprometimento das instituições.

Por isso, é essencial que se parta de um plano estratégico, com objetivos definidos, prazos limitados e participação ativa e integrada de todos os gestores, colaboradores e áreas da empresa. Afinal, a maturidade digital vai muito além do marketing, envolvendo todos os processos de um negócio.

Somente assim é possível atingir os benefícios da maturidade digital e manter o crescimento da empresa neste mundo tecnológico.

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