Consultoria de Gestão por Competências

Objetivos

Ativar política de gestão de pessoas por competências, visando garantir a identificação e a oferta das competências necessárias ao atendimento dos requisitos definidos na estratégia e nos processos.

Ajustar as funções de gestão de pessoas ao modelo de competências, da seleção à promoção, da avaliação ao reconhecimento, da formação à capacitação continuada, da gestão de talentos à gestão da sucessão.

1. Desdobramento da estratégia organizacional para a gestão de pessoas

Definir missão, visão de futuro e objetivos estratégicos.

Estabelecer indicadores de desempenho e metas.

2. Mapeamento de competências

Identificar as competências necessárias.

Inventariar as competências existentes.

Mapear a lacuna de competências.

Planejar a captação de competências externas.

Planejar o desenvolvimento de competências.

3. Captação de competências

Selecionar as competências externas.

Admitir, alocar e integrar.

4. Desenvolvimento de competências

Definir mecanismo de desenvolvimento.

Disponibilizar o orientar o aproveitamento.

5. Acompanhamento e avaliação

Acompanhar e apurar os resultados alcançados.

Comparar resultados alcançados com objetivos definidos.

6. Retribuição e reconhecimento

Reconhecer e premiar o bom desempenho, financeiramente ou não.

Remunerar por competências.

7. Movimentação vertical e lateral com base no perfil de competências

Promover e movimentar com base em perfil de competências.

8. Certificação de competências

Certificar as competências em processo externo com acreditação pública.

Manter banco de gestores e técnicos certificados para atender à rotatividade de pessoal.

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