Gente para servir gente

em www.hsm.com.br

Tradição e inovação podem ser aliadas

Algar levou telefone a pequenas localidades do Brasil que não interessavam a grandes operadoras. Alexandrino Garcia, fundador da empresa, avô de Luis Alexandre Garcia, atual presidente do grupo, tinha prazer em servir as pessoas. “Os princípios de valores é que nos levam até lá”, disse o executivo da terceira geração, ontem na HSM ExpoManagement 2010. A missão da empresa desde sua fundação é gente servindo gente. “Produtos e serviços são commodities. Nosso diferencial é o nosso modo de servir. Acreditamos no relacionamento diferenciado com o cliente”, afirmou Luis Garcia. Para o consultor César Souza, que mediou a palestra, essa visão não deve ser fácil de ser gerenciada. “Apesar de ser do fundador, é de vanguarda”, comentou Souza.

Segundo Garcia, a empresa também se preocupa em servir internamente. Ele contou aos ouvintes de sua palestra que os funcionários do grupo são considerados associados da companhia. “O nosso orçamento é participativo. O nome associado é para enfatizar o sentimento de pertencer. A remuneração é variável, com compromissos corporativos e individuais.

Para incentivar a participação dos funcionários nos processos de inovação, a companhia desenvolveu o projetoPrograma Algar, em operação há dez anos. Já foram apresentados 700 projetos de inovação, com R$ 700 milhões de resultado financeiro. “Tal iniciativa é voluntária também e mostra o comprometimento dos associados”, afirmou.

Segundo o executivo, o grupo, que atua em nos setores de TI, Telecomunicação, Agronegócios, Turismo e Serviços, uma economia aberta para ser bem sucedida deve ter transparência, diálogo e não haver imposição de produtos ou serviços. Em relação ao futuro, Garcia afirmou que as mudanças de comportamentos e tendências devem ser acompanhadas. “A revolução acontece quando a sociedade adota novos comportamentos. Acreditamos em colaboração por redes sociais, interação com skateholders”, disse o executivo.

Garcia acredita também que as mudanças que vão acontecer futuramente estão no entendimento do ambiente, que deixará de ser competitivo para ser cooperativo. “Gerente deixará de gerenciar para liderar”, finalizou. 

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.