Fatores críticos de sucesso na Educação a Distância

em educapontonet

O ensino a distância pode ser considerada uma das grandes inovações quando o assunto é educação, além de representar uma grande oportunidade ou uma grande ameaça as instituições que não acompanham ou que oferecem um conteúdo de baixa qualidade. Pensando nisso e preocupado com a continuação dos cursos, Maurício Gregianin Testa identificou seis fatores críticos de sucesso que se caracterizam como o problema chave nas organizações e segundo ele esses fatores devem ser acompanhados com cuidadosa atenção. São eles:
• Capacitação pessoal – As pessoas envolvidas em programas de EAD via Internet devem ter experiência em educação a distância ou receber treinamento específico.

• Envolvimento – Os programas de EAD via Internet devem buscar o apoio de todas as pessoas da organização. E todos os membros da equipe, incluindo professores, deverão estar realmente envolvidos nas atividades do programa.

• Estudante – Os programas de EAD via Internet devem conhecer seus estudantes, para poderem desenvolver ações com o objetivo de atender suas necessidades, auxiliá-los na ambientação à Internet e a na disciplina para realizar as exigências dos cursos a distância, e evitar que se sintam abandonados ou isolados.

• Modelo pedagógico – Os programas de EAD via Internet devem definir um projeto pedagógico, baseado na interação e colaboração, tendo especial cuidado com o design instrucional, evitando excessiva padronização e respeitando os fatores culturais dos estudantes.

• Tecnologia – Os programas de EAD via Internet devem evitar focar na tecnologia, apesar de ser fundamental a avaliação da infra-estrutura tecnológica e dos softwares que compõem o ambiente de aprendizagem.

• Parcerias – Os programas de EAD devem buscar parcerias estratégicas ou terceirizar parte de suas atividades.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.