ExpoManagement 2010: Dê um basta ao velho pensamento sobre liderança

em www.hsm.com.br

Célia Ferraz, palestrante da ExpoManagement 2010, trata a questão da liderança com um viés de convencimento e sedução para a mudança. Saiba mais!

Os estudos sobre liderança abordam o tema por meio de diferentes perspectivas. Max Weber defende o tema atrelado a carisma. Fiedler trata a concepção da liderança como um exercício da posse e do poder. Agora, o que líderes e estudiosos pretendem discutir na ExpoManagement 2010 com a palestrante Célia Marcondes Ferraz, coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica de Pessoas da ESPM, é uma visão moderna da liderança e suas perspectivas no cenário brasileiro.

De acordo com Célia, as empresas precisam de profissionais cada vez mais líderes, completos e desenvolvidos, porém não existe um suporte para a capacitação, além do ambiente de trabalho. “As pessoas por muitas vezes trabalham muito além do horário que foi combinado. Com isso, elas não têm tempo para fazer um curso, se aperfeiçoar, ter uma atividade esportiva, assistir televisão ou ler um livro”, comenta a estudiosa em entrevista ao Portal HSM na edição anterior do evento.

Mas antes de entrar na realidade nacional, é preciso esclarecer o novo conceito de liderança. Na obra “Transformação e realidade organizacional – uma perspectiva brasileira”, de Thomaz Wood Jr , que também é professor da FGV-EAESP e sócio da Matrix/Consultoria e Desenvolvimento Empresarial, o autor defende que “liderar deixa de ser dominar, dirigir, comandar. Deixa também de ser exclusivamente planejar e controlar. Liderar passa a ser convencer e seduzir. Nas organizações contemporâneas, líderes tendem a tornar-se entidades essencialmente políticas, capazes de gerir imagens e significados e sobreviver em complexas redes de interesse”.

De acordo com estudo de Rosimeire Carvalho da Silva, professora adjunta do departamento de Ciências Administrativas no curso de pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina, “o novo líder utilizará mais intensamente sua capacidade de comunicação para diversas atividades que consistem em ratificar a ideologia da organização, ‘negociar’ as metas e os indicadores, promover a unidade grupal ao mesmo tempo em que incentiva certa competição”.

Apesar da conceituação abrangente da liderança, Glenn Rowe – Doutor em Administração pela Texas A&M University e reitor associado do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculty of Business Administration da Memorial University of Newfoundland (Canadá) – avalia em seu artigo “Liderança Estratégica e criação de valor”, que é possível identificar três subgrupos de liderança. São eles: estratégica, visionária e gerencial.Liderança estratégica é a capacidade de influenciar outras pessoas a tomar, de forma voluntária e rotineira, decisões que aumentem a viabilidade em longo prazo da organização, ao mesmo tempo em que mantêm a estabilidade financeira em curto prazo. A liderança visionária tem o futuro em vista e implica correr riscos. A percepção de líderes visionários sobre si próprios não é vinculada à organização e, sob sua liderança, o controle organizacional é mantido por meio da socialização e da conformidade com um conjunto de normas, valores e opiniões em comum. A liderança gerencial envolve, além da estabilidade e ordem, a manutenção do status quo. Os líderes gerenciais sentem-se melhor quando lidam com atividades rotineiras e têm o curto prazo em vista”, explica o autor em sua obra.

Confira no quadro abaixo algumas características dos diferentes tipos de liderança. Aproveite e compartilhe conosco qual é sua visão sobre este tema.

Bibliografia:

Artigo “Liderança Estratégica e criação de valor” de W. Glenn Rowe. Disponível online em 18/10/2010.

Artigo Controle organizacional, cultura e liderança: evolução, transformações e perspectivas. Disponível online em 18/10/2010

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.