Estratégia: Condição de Sobrevivência

por Fábio Fontanela Moreira

“Se não sabemos aonde queremos chegar, qualquer caminho leva a algum lugar.” Essa verdade tão simples e ao mesmo tempo tão cruel nos remete à importância de se estabelecer objetivos claros e coerentes no âmbito pessoal e, principalmente, no profissional.

As empresas têm enfrentado uma realidade competitiva cada vez mais desafiante, na qual somente as mais preparadas sobrevivem. “Estar preparada” não significa apenas ter qualidade, preço e eficiência. É fundamental saber crescer, inovar e se diferenciar diante das infinitas possibilidades existentes. É decidir sobre o que a empresa deve fazer hoje para estar preparada para as incertezas do futuro.

Esse é o universo da ESTRATÉGIA! Antes de tudo, é importante desmistificar esse termo. Estratégia é a arte de se definir “AONDE” se quer chegar, “COMO” e “O QUE” fazer para se chegar lá. O conjunto de decisões que uma empresa deve tomar e as implicações futuras dessas decisões devem ser mapeados.
Não se trata de um exercício de previsão, e sim de planejamento. É uma empreitada complexa, mas muito elucidativa, sobre as condições de contorno que a empresa atravessa. A partir daí, é colocar as engrenagens para funcionar.

Todos os esforços devem ser aplicados para a plena execução da estratégia definida, monitorando-se e avaliando-se constantemente o percurso, e corrigindo-se o rumo sempre que necessário.

(Matéria publicada no site: http://resultson.com.br/pocket/estrategia-condicao-de-sobrevivencia/ )

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.