Entender o nível de tolerância da sua organização em relação aos riscos

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Todos os projetos possuem riscos, e todos os riscos têm potencial para impactar o projeto. O processo de gerenciamento dos riscos é utilizado para determinar quais são os riscos mais importantes a serem gerenciados. Durante o processo de identificação dos riscos, você poderá encontrar muitos riscos com algumas chances de acontecer ao longo do projeto e que terão um impacto marginal para o projeto. A questão é, o risco identificado terá um impacto significativo no projeto que deve ser levado em consideração? (A mesma pergunta ocorre para as abordagens qualitativas ou quantitativas). A resposta a esta pergunta indica o seu nível de tolerância aos riscos.

Por exemplo, vamos dizer que você identificou um risco que tem uma grande chance de ocorrer, mas o impacto será de R$ 300,00 e quatro horas de duração. Você poderá decidir não gerenciar esse risco, porque o impacto no projeto é muito pequeno e o projeto poderá absorver o custo se o mesmo ocorrer. Às vezes o custo do gerenciamento de um risco pode ser maior que o impacto no projeto caso o mesmo ocorra. Observe neste caso, você não poderá listar este risco como uma Premissa devido a grande chance de o mesmo ocorrer.

Os números utilizados no exemplo acima são triviais e fáceis de ignorá-los. Mas, vamos dizer que o impacto do risco é de cinco mil reais (R$ 5.000,00) e três dias de duração ou de cem mil reais (R$ 100.000,00) e três meses de duração. Este risco deverá ser gerenciado? É normal, que as respostas para estes valores variam de acordo com o tamanho de cada projeto. Se o seu projeto tivesse um orçamento de sessenta mil reais (R$ 60.000,00) e sessenta dias de duração, um impacto de cinco mil reais (R$ 5.000,00) e três dias de atraso poderia representar um bom motivo para gerenciar esse risco. Se o orçamento do seu projeto fosse de três milhões de reais (R$ 3.000.000,00) e um ano de duração, o impacto de cinco mil reais (R$ 5.000,00) e três dias de atraso seria um risco marginal.

Quando você for identificar os riscos, determine um nível de tolerância para cada risco. Isto lhe ajudará a focar nos riscos mais importantes e que estão acima do nível de tolerância, e ignorar os riscos que estão abaixo do nível de tolerância. A cultura da sua empresa poderá refletir o nível de tolerância dos riscos. Algumas empresas não têm problema para aceitar um nível mais elevado dos riscos em seus projetos (Risk-takers). Também, elas tendem a estabelecer um valor (R$) mais alto antes de decidirem gerenciar um risco.

Por outro lado, algumas empresas são o adverso sobre os riscos (Risk-adverse). Tendem a aceitar projetos que têm menos riscos e também, tendem a estabelecer um valor (R$) mais baixo para gerenciar os riscos. Ou seja, digamos que há um projeto similar em ambas empresas. Os gerentes de projetos destas empresas adversa aos riscos, tendem a gerenciar os riscos que um gerente de projetos da outra empresa poderá decidir não gerenciar.

Tentar incluir no orçamento do projeto uma reserva de contingência para os ricos desconhecidos
Baseado em uma análise qualitativa dos riscos no início do projeto, o gerente do projeto pode solicitar um orçamento de reserva para contingência dos riscos. Entretanto, a identificação dos riscos não é algo que acontece somente no início de um projeto. O gerente do projeto necessita avaliar os riscos durante todo o ciclo de vida do projeto. Conseqüentemente, como uma parte do seu processo de estimação, poderá fazer sentido incluir nos projetos médios e grandes, algum tempo e um orçamento para os riscos desconhecidos. Isso fará sentido especialmente para os projetos que têm um número significativo de riscos de nível elevado. Se você fizer um trabalho eficaz para reavaliar periodicamente os riscos, você poderá encontrar novos riscos a serem gerenciados que não foram incluídos na Reserva de contingência original. Há alguma comprovação na indústria, de que uma reserva para contingência de 5% pode ser adicionada ao projeto para tratar dos riscos que são desconhecidos no início do projeto. (Lembre-se, que o tempo e o custo associado para mitigar e gerenciar os riscos identificados, devem ser incluídos na estimativa original.)

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