Diferenças entre Design Thinking e Design Sprint

Nas definições dá para perceber a principal diferença. Design Thinking é uma disciplina, (poderíamos considerá-lo uma filosofia) enquanto Design Sprint é um processo estruturado com elementos do Design Thinking, mas também de metodologias ágeis.

duplo diamante do design thinking

por Ignacio Franganillo no LinkedIn 

Algumas semanas atrás eu estava facilitando um Design Sprint no escritório de um cliente e uma pessoa me fez uma pergunta: “Qual é a diferença entre Design Thinking e Design Sprint?” Não é a primeira vez que alguém me pergunta isso e certamente não será a última. Então, para ajudar todo mundo que está com essa mesma dúvida, resolvi explicar tudo neste post.

Vamos começar com a definição de um e outro

Design Thinking: é uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos de um designer para atender às necessidades das pessoas juntando o que é tecnologicamente viável com o que uma estratégia comercial viável pode transformar em valor para o cliente e gerar oportunidades de mercado.

Definição do Tim Brown, CEO da IDEO em 2008. https://designthinking.ideo.com/?p=49

Design Sprint: é um processo de (no máximo) 5 dias para resolver rapidamente grandes desafios, criar novos produtos ou melhorar os já existentes. Comprime meses de trabalho em poucos dias.

Definição da AJ Smart, agência de Design Sprint #1 do mundo. https://ajsmart.com/design-sprints/

Nas definições dá para perceber a principal diferença. Design Thinking é uma disciplina, (poderíamos considerá-lo uma filosofia) enquanto Design Sprint é um processo estruturado com elementos do Design Thinking, mas também de metodologias ágeis.

Design Thinking é uma forma diferente de pensar e resolver problemas. Para isso, o Design Thinking oferece um conjunto de ferramentas que você pode usar a qualquer momento, sem qualquer restrição de tempo, processo ou metodologia.

Design Sprint é uma metodologia, é um passo a passo bem definido, que explica qual ferramenta você deve usar a qualquer momento e com um cronograma bem definido.

Jonathan Courtney, da agência AJ Smart, faz uma analogia com a culinária que ajuda a entender melhor as diferenças. Para ele, o Design Thinking é como fazer um curso de culinária, onde vamos aprender como cozinhar macarrão, cortar cebolas, diferentes técnicas de culinária, etc. Se durante o curso não lhe derem uma receita, você aplicará esse conhecimento como quiser. Às vezes o resultado pode ser bom, mas às vezes pode ser um desastre. Design Sprint é a receita, o passo a passo, onde vamos aplicar as técnicas do curso de culinária para cozinhar algo realmente bom. Mesmo sem ter participado de um curso de culinária completo, uma pessoa pode preparar um prato seguindo a receita. No caso do Design Sprint é semelhante, não é necessário estudar Design Thinking para aplicá-lo, mas ajuda. E acredite em mim, isso ajuda muito.

Então, por onde começar?

Depende de vários fatores. Não há uma resposta única. Minha recomendação pessoal é que, se você não conhece nem o Design Thinking nem o Design Sprint, você comece entendendo o que é o Design Thinking. Com isso, teremos uma boa base para entender melhor o Design Sprint.

Se for para aplicar em um projeto específico, depende da fase do projeto em que você estiver e quais objetivos você deseja alcançar.

  • Se está começando um projeto ou uma ideia nova, e ainda não conhece muito sobre o seu cliente / usuário, não sabe qual é a dor dele, nem o contexto, eu recomendo aplicar o Design Thinking para definir melhor o escopo do projeto.
  • Se você já tiver conhecimento de quem é o seu cliente / usuário e quiser validar uma hipótese, acelerar uma ideia, uma nova funcionalidade ou não souber por onde continuar com o projeto, eu recomendo um Design Sprint.

Espero que este post tenha sido útil para entender um pouco melhor a diferença entre o Design Sprint e o Design Thinking. Se este for o caso, compartilhe nas redes sociais e nos grupos de whatsapp para ajudar outras pessoas que certamente têm essa mesma dúvida (e que você não tem mais!).

Invista na qualidade da gestão e tenha mais resultados:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Fique por dentro de tudo que acontece na gestão!

Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.
Para lhe auxiliar, preparamos e enviaremos no seu e-mail o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2020.