Curso Design Thinking para o Serviço Público

Objetivos
Compreender o conjunto de ferramentas e métodos práticos para aplicação do design no serviço público.
Entender que o design é um modelo mental direcionador para qualquer profissional e não apenas para designers.
Compreender o design thinking e seus principais métodos e ferramentas para aplicação prática no serviço público.
Visualizar e perceber a realidade dos processos, projetos e serviços de maneira diferente e encarar os velhos desafios sob uma nova perspectiva.
Compreender que o design thinking pode ser usado em qualquer área ou setor para inspirar o progresso e inovação almejados.
Aprender a usar o design thinking e seus métodos e ferramentas para aplicação prática na realidade da sua organização.

Sugestões de formatos, período, duração e carga horária nas turmas fechadas para a sua organização
A distância e assíncrono (sem videoconferência), com duração máxima de quatro semanas e carga horária estimada de 40 horas
A distância e híbrido, com parte síncrona (com videoconferência) e parte assíncrona (sem videoconferência), com duração máxima de quatro semanas e carga horária máxima de 40 horas
A distância e síncrono (com videoconferência), com duração máxima de duas semanas e carga horária máxima de 24 horas
Presencial, com duração máxima cinco dias úteis seguidos e carga horária máxima de 40 horas
Híbrido, com parte a distância (com e/ou sem videoconferência) e parte presencial, sem limite de duração ou carga horária

Público-alvo
Administradores, gestores e profissionais responsáveis pela garantia de entrega de valor para seus clientes, que atuem gestão da mudança, na inovação, na gestão da estratégia, na gestão de processos e na gestão de pessoas.

Metodologias ativas e interação
No ensino presencial, a distância ou híbrido, são aplicadas metodologias ativas conduzidas por instrutores/tutores de nível sênior, que promovem a reflexão e a análise crítica dos problemas e soluções a partir da realidade dos treinandos. A interação e a discussão síncrona ou assíncrona ocorre no nível individual e em grupo no ambiente virtual de aprendizagem a partir do conteúdo multimídia disponibilizado e das atividades realizadas.

Programa

Módulo 1 – Por que o design thinking na Administração Pública?

Descompasso na evolução  da gestão entre Administração Pública e a iniciativa privada
Redução e descrédito da confiança do cidadão nos serviços públicos
Visão do cidadão de que a Administração Pública perdeu de vista quem é o cliente e suas necessidades
Design thinking como abordagem centrada no ser humano e nas necessidades das pessoas, sejam cidadãos ou servidores públicos
Percepção de cidadãos e servidores públicos de que são conduzidos por processos e regulamentações, ao invés de serem habilitados por eles  

Módulo 2 – Replanejando o portfólio de métodos na Administração Pública

Abordagens de solução de problemas até então usadas no governo Lean, Seis Sigma e características comuns entre as metodologias
Processo linear, que tende a iniciar com as necessidades da agenda governamental
Design Thinking como conjunto de abordagens a serem experimentadas
Lean Start-Up e Economia Comportamental, iteratividade e inovação
Exemplo com Desenvolvimento Ágil na concepção, construção e implementação de serviços de software
Processos altamente iterativos, inspirados nas necessidades dos cidadãos e em equilíbrio com as exigências do governo

Módulo 3 – Por que usar essas novas abordagens?

Cultura da Administração Pública de lidar com incertezas ao invés de riscos e oportunidades
Maneira de construir uma ponte entre a incerteza e o risco e a oportunidade
Enfrentamento de níveis crescentes de complexidade em tempos cada vez mais incertos
Noção geral da sociedade de que nem todas as questões foram completamente compreendidas, e muito menos as respostas a elas
Implantar abordagens inovadoras quem despertam cada vez mais interesse nos públicos da organização
Design como facilitador do envolvimento com as necessidades sociais e dos cidadãos usuários dos serviços
Desafio comum: criar melhores conexões entre cidadãos e governo
Novo conjunto de abordagens tem como ponto de partida as pessoas
Busca pelo crescimento nos índices de satisfação dos cidadãos quanto aos serviços prestados

Módulo 4 – Como agir

Preparação e planejamento para o sucesso
Motivação, construção conjunta e inspiração para identificação de novas perspectivas
Concepção de insights e ideias para novas oportunidades
Prototipagem para teste de ideias e hipóteses
Projeto de implementação
Desafios comuns a serem superados

Leve o curso para a sua organização, faça como os nossos clientes 

Dados da empresa
ProValore Consultoria de Gestão e Treinamento Gerencial Ltda.
CNPJ 12991627/0001-30 Inscrição Estadual 0756215400151
SCLRN 705 Bloco E Loja 08 – CEP 70730-555 – Asa Norte – Brasília – DF

Turmas fechadas
Para solicitar proposta para turmas fechadas presenciais, a distância ou híbridas, por favor contate nossos especialistas.

Informações de contato
Fone: 61 4042 3586   E-mail: contato@provalore.com.br
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