São objetivos da Consultoria de Gestão por Competências:
Ativar os processos de gestão de pessoas por competências, visando garantir a identificação individual da oferta das competências necessárias ao atendimento dos requisitos definidos na estratégia e nos processos.
Ajustar as funções de gestão de pessoas ao modelo de gestão de pessoas por competências, da seleção à promoção, da avaliação ao reconhecimento, da formação à capacitação continuada, da gestão de talentos à gestão da sucessão, da gestão do desempenho ao reconhecimento e meritocracia.
1. Desdobramento da estratégia organizacional para a gestão de pessoas
Definir missão, visão de futuro e objetivos estratégicos.
Estabelecer indicadores de desempenho e metas.
2. Mapeamento de competências
Identificar as competências necessárias.
Inventariar as competências existentes.
Mapear a lacuna de competências.
Planejar a captação de competências externas.
Planejar o desenvolvimento de competências.
3. Captação de competências
Selecionar as competências externas.
Admitir, alocar e integrar.
4. Desenvolvimento de competências
Definir mecanismo de desenvolvimento.
Disponibilizar o orientar o aproveitamento.
5. Acompanhamento e avaliação
Acompanhar e apurar os resultados alcançados.
Comparar resultados alcançados com objetivos definidos.
6. Retribuição e reconhecimento
Reconhecer e premiar o bom desempenho, financeiramente ou não.
Remunerar por competências.
7. Movimentação vertical e lateral com base no perfil de competências
Promover e movimentar com base em perfil de competências.
8. Certificação de competências
Certificar as competências em processo externo com acreditação pública.
Manter banco de gestores e técnicos certificados para atender à rotatividade de pessoal.
Dúvidas? Esclareça com nossos especialistas!