Compreenda a sua equipe técnica e faça um gerenciamento adequado

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Em primeiro lugar, é importante lembrar que é impossível categorizar todas as pessoas numa profissão. Você como gerente deve recorrer a um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas a diferentes pessoas em diferentes situações. Uma única técnica não funciona para todas as pessoas.

Dito isto, vamos fazer algumas generalizações sobre o gerenciamento de pessoal técnico:

Tendem a ser introvertidos. Em termos gerais, a definição de um introvertido é alguém que interioriza as situações. Por exemplo, quando os introvertidos recebem muita informação nova, tendem a pensar muito antes de falar ou tirar conclusões. Por outro lado, os extrovertidos estão mais confortáveis a exprimir idéias aos outros.

Tendem a pensar mais logicamente do que emocionalmente. Esta tendência é óbvia. O pessoal técnico raramente entusiasma-se com discursos motivadores. Por outro lado, podem ser persuadidos e motivados com argumentação lógica.

Tendem a ser bons em resolver problemas. Esta é uma grande virtude do pessoal técnico mas também é uma de suas fraquezas. A maioria do pessoal técnico adora ser confrontado com um problema. A fraqueza vem de normalmente começarem a resolver o problema sem primeiro compreende-lo.

Tendem a ser tecnicamente criativos. Isto poderá parecer uma contradição. Seu primeiro pensamento poderá ser que o pessoal criativo é de marketing e de vendas. De fato eles são – em suas respectivas áreas. Entretanto, a área técnica também requer um certo grau de criatividade. Na área da programação, por exemplo, os analistas necessitam ser criativos quando estão definindo uma solução para os seus clientes. Os programadores também precisam ser criativos na aplicação das melhores técnicas para construir uma solução mais elegante.

O entendimento destas características genéricas é o primeiro passo para gerir o pessoal técnico. Uma vez que você começar a compreender como as pessoas trabalham e como são motivadas, você poderá começar a pensar na melhor maneira de geri-las. Mas nem todas estas idéias podem ser aplicadas à sua equipe.

Em primeiro lugar, os gerentes devem assegurar que existe um ambiente conducente a um bom desempenho. Para uma equipe de TI, isto inclui assegurar que têm as ferramentas necessárias para fazer o seu trabalho e eliminar qualquer obstáculo organizacional. Como estão na área de TI, é freqüente ficarem frustrados quando não têm o hardware certo para realizar os seus trabalhos. Criar o ambiente adequado também significa remover obstáculos organizacionais e proteger a equipe de questões políticas organizacionais. O pessoal da TI tendem a tornar-se rapidamente cínicos quando sentem que questões políticas começam a influenciar no seu trabalho ou em decisões que os afetam.

Os gerentes também devem assegurar que o seu pessoal tem as competências necessárias para o seu trabalho e que lhes são oferecidas oportunidades para crescerem em novas áreas técnicas. Isto não significa necessariamente formação externa. Pode incluir formação e-learning, seminários, webinars, livros, revistas, etc.

Na maioria dos casos, as pessoas não têm a oportunidade de lidar com uma nova tecnologia – simplesmente porque a empresa não a tem ou porque a pessoa é valiosa onde está. Uma opção potencial em muitas equipes é a rotação de funções. As pessoas que trabalham na área de suporte/manutenção podem ter a oportunidade de assumir novas responsabilidades, permitindo-lhes aprender novas tarefas. Os membros da equipe do projeto, podem ter formação em áreas diferentes e podem também aprender novas competências.

Os gerentes devem ser comunicadores pró-ativos. Lembre-se que muitos do pessoal da TI são introvertidos por natureza. Eles podem ou não dirigir-se a você para saber o que esta acontecendo. Os gerentes devem assegurar-se de comunicar-se de maneira apropriada sobre o que se passa na sua empresa, organização e grupo. Também, os gerentes devem assegurar-se de que o pessoal compreende o que devem fazer e o porquê. A equipe deve entender como o seu trabalho contribuiu com os objetivos da empresa. Se o seu pessoal trabalha em projetos, deve assegurar que os gerentes de projeto comunicam o progresso do projeto e qual a contribuição de cada um para a solução final.

Os gerentes também devem assegurar que a equipe continua coesa. Muito do que foi dito sobre o pessoal de TI serem introvertidos pode levar a pensar que eles preferem trabalhar sozinhos. Em alguns casos isso é verdade, mas normalmente não é. Podem preferir trabalhar de um modo independente, mas também gostam de sentir que fazem parte da equipe. Os gerentes também devem alimentar essa necessidade com reuniões regulares, por exemplo, criar oportunidades para se divertirem – mesmo que isso seja simplesmente almoçar em grupo.

Poderá notar que muitas destas técnicas de gerenciamento não são unicamente para o pessoal técnico da TI. Na verdade muitas destas técnicas podem ser utilizadas em outras áreas, entretanto são aplicáveis em particular ao pessoal da TI.

Resumindo, segue alguns dos pontos que deverão ser considerados quando gerir o seu pessoal:

Tente estabelecer um ambiente onde as pessoas sintam que têm o que é necessário para realizar o seu trabalho. Isto inclui ter o equipamento adequado, Software, procedimentos, etc.

O pessoal técnico gosta de perceber as regras de trabalho do grupo e gosta de ser criativo. Desse modo, estabeleça as regras de alto nível mas não faça o micro-gerenciamento dos detalhes.

Forneça toda a informação que a equipe necessita para trabalhar. Peça as suas opiniões e idéias, mas dê-lhes tempo suficiente e oportunidades. Não espere que reajam imediatamente.

Proteja a equipe de questões políticas da organização e todas as distrações que possam existir.

Dê às pessoas oportunidades para aprenderem, encorajando-as a investir tempo para aprender, mas também ajudando-as com algumas oportunidades. Existe muitas maneiras criativas para aprender. Quando alguém torna-se proficiente numa nova competência ou aspecto do trabalho, dê oportunidade a essa pessoa de aprender novas áreas no grupo.

Esteja sempre disponível quando for necessário e responda a problemas e preocupações. Nem todos os problemas podem ser resolvidos, mas o simples ato de ouvir e tentar, pode ser suficiente. As pessoas lhe darão crédito por tentar, mesmo que a resolução do problema não esteja ao seu alcance.

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