Como se desenvolve uma cultura de inovação

www.hsm.com.br

Valorização humana, incentivo às novas idéias e longa experiência em produtos focados nas necessidades (imediatas ou não) do consumidor. Foi assim que a 3M implantou sua política de inovação, como demonstrou Luiz Eduardo Serafim, responsável pelo marketing corporativo da empresa.

Para explicar a trajetória da 3M, ele partiu do princípio propriamente dito, ou seja, de 1902, quando a companhia foi criada no estado americano de Minnesota. De lá para cá, já contabiliza 200 países nos quais atua, 76 mil colaboradores e 55 mil itens de produtos. Além disso, 60% de suas vendas são concentradas fora do seu país de origem. Isso demonstra ser uma companhia totalmente voltada à globalização.

Uma das soluções adotadas para estimular espíritos inovadores na empresa foi a implantação de unidades de negócios, que atuam de modo descentralizado, “como se fossem pequenas empresas, cada uma com sua gestão própria”, explicou Serafim. Essas unidades atuam nas seis divisões da 3M: Indústria e Transportes; Displays e Gráficos; Elétricos e Comunicações; Cuidados da Saúde; Consumo e Escritório e Segurança e Proteção.

Outros princípios para a inovação na 3M são a valorização da qualidade, a atenção ao cliente, a visão de excelência em tecnologia, a liberdade individual para criar e a diversidade de tecnologias.

Esse conjunto em muito se difere do que era a empresa até 1907, quando um contador, de nome William L. McKnight, identificou que o modelo utilizado, o de competição por preços, estava fadado ao fracasso. Propôs, então, o desenvolvimento do primeiro laboratório da qualidade. Foi a partir dessa iniciativa que a empresa passou a acumular inovações, como o Durex, as esponjas Scotch Brite, a fita cirúrgica Micropore e o famoso Post It.

Para continuar promovendo e incentivando a cultura de inovação, a 3M está ancorada em alguns mandamentos: reconhecer os mais criativos, assumir riscos consideráveis, vencer os obstáculos e pensar em termos de longo prazo.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.