Boas práticas para gestão de projetos: como iniciar?

Uma necessidade comum em organizações é a de implementação de boas práticas de gestão de projetos. O termo pode abrangir muitas definições, mas nesse artigo tratamos de outro ponto: como dar início a esse processo?

Segundo a consultora Gina Abudi, que já participou do conselho do Instituto de Gestão de Projetos (PMI), a identificação e implementação de melhores práticas envolve 5 etapas:

  • Pesquise dentro da organização como os projetos são tocados atualmente. Converse com gestores e equipes.
  • Consolide os dados, identificando semelhanças e diferenças marcantes. Coloque os “donos” de processos juntos, compartilhando informações e discutindo as abordagens de cada um.
  • Documente as conversas: o que funciona/não funciona, que acordos foram feitos com relação ao compartilhamento de processos e à padronização do que já existe, além dos próximos passos necessários para estabelecer padrões para toda a organização.
  • Insira o restante da organização no sistema. Compartilhe os processos atualmente em uso, destacando seus “donos” e como seus projetos foram bem-sucedidos em razão dessas práticas. Discuta como os processos podem ser desenvolvidos para toda a organização, com base em processos já adotados em alguns setores. Preencha as lacunas necessárias com novos processos conforme necessário.
  • Reflita sobre a adoção de práticas de mercado, como o PMBoK, nesses processos.

A consultora destaca ainda que a chave para o sucesso da implementação é manter a comunicação. É preciso compartilhar os conhecimentos e objetivos de longo prazo, mas também ouvir e aprender com os outros.

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.