A tríade da eficácia

em hsm.com.br

O consultor Vicente Falconi apresentou os fundamentos da gestão eficaz, que passa pela definição de metas factíveis

Vicente Falconi, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi entrevistado por Mauricio Escobar, presidente da HSM, no palco da HSM ExpoManagement 2013. Falconi revelou que a grande descoberta que fez ao longo de sua trajetória foi a conexão dos resultados a uma tríade: liderança, conhecimento técnico e método.

Liderança

De acordo com Falconi, a liderança não deve ser centrada apenas no papel e nas características do líder, mas em todo o contexto em que ele atua, como equipe, cultura, clima, valores da companhia etc. “É o conjunto que permite ao líder voar alto”, resume.

O consultor defende que é preciso “crescer tendo as pessoas à frente”. Isso significa ter equipe suficiente para dar sustentação ao crescimento. Melhorar uma empresa significa sair do patamar que se conhece e entrar no desconhecido, o que gera medo. “Para fazer mudança, a empresa tem que começar com quem quer mudar e abandonar quem não quer.”

Conhecimento

As organizações ainda sofrem com a falta de conhecimento técnico, como era o caso de uma fábrica da cervejaria Brahma nos anos 1990, que, após dois anos de operação, não atingia sequer a produção nominal. Sua equipe e seus líderes eram ótimos, mas “não sabiam fazer cerveja”, o que ficou evidenciado pelo fato de os planos de ação serem executados, mas os resultados não serem atingidos. Portanto, os planos eram ruins.

Método e metas

Trata-se de estabelecer uma meta e criar todas as condições para atingi-la, como análises, plano de ação, mecanismos de controle, padronização e outras.

Para o acadêmico, a meta deve ser criada em cima do esforço da equipe de executar para trazer o resultado, pois “gerenciar uma empresa é gerenciar a aquisição de conhecimento contínuo”. As metas devem ser incrementadas pouco a pouco, considerando que existe um limite prático de potencial mental da equipe. “O sistema de metas deve puxar o aprendizado para o interesse da empresa. Isso deve ser feito de forma contínua, mantendo o bom clima e aprendizado.”

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.