A importância da cultura da qualidade

 

Fonte: por Ronaldo Costa Rodrigues em A importância da cultura da qualidade , em Qualidade Brasil

Tenho percebido que, apesar de termos atualmente mais de 1.000.000 de certificados ISO 9001 espalhados pelo mundo afora, um percentual muito abaixo disso é que representa as empresas que realmente entendem o valor dessa certificação para seus stakeholders e para sua própria sobrevivência no mercado. E porque isso ocorre? – Em minha opinião, o que falta na maioria das empresas é uma verdadeira cultura da qualidade. – e isso deveria nascer e ser incentivado nas empresas bem antes da certificação. Não pretendo com isso dizer que empresas já certificadas não possam corrigir o problema, na verdade podem até ter uma vantagem por já terem um SGQ certificado e pessoas que desejem realmente que a qualidade exista ali dentro: basta levar a sério!

Assim como filhos são geralmente influenciados pelos exemplos dos pais, as pessoas em uma empresa são guiadas pelos exemplos dos superiores. A Direção, tendo o papel máximo na hierarquia da empresa, deve ter a iniciativa e a responsabilidade de dar esse exemplo. O que é importante (e praticado) pela Direção, torna-se importante para todos os níveis da empresa. Percebam que não basta a Direção DIZER que a Qualidade é importante, ela deve MOSTRAR isso!

Afinal, Diretores, Empresários, Gerentes: o investimento feito numa certificação foi feito apenas para ter um pedaço de papel nas mãos ou para levar a empresa a um novo patamar? Não creio que vocês pretendessem desperdiçar dinheiro… Nem que continuem desperdiçando em cada auditoria de manutenção e recertificação!

Enquanto não existir uma cultura da qualidade nas empresas, veremos os milhares de caros “certificados decorativos” pendurados em recepções, salas de reuniões, ampliados em pôsteres e reproduzidos em sites, mas sem significado algum dentro das empresas.

Para ser franco, esses certificados para mim valem tanto quanto papel higiênico! Então, parem de manter essa certificação “placebo”, joguem fora o certificado e pendurem no lugar dele um rolinho, que afinal é bem mais barato e pode ser adquirido em qualquer mercadinho. – Difícil vai ser explicarem para seus clientes o que ele está fazendo ali, no lugar do certificado…

Invista no desenvolvimento da gestão e dos gestores para melhorar os resultados da sua organização:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.

Na mensagem de boas vindas você receberá o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2023 com o passo a passo do processo de planejamento.