A comunicação corporativa antes da era digital

Houve uma época, em um tempo não muito distante, em que você precisaria de um fax ou dos correios para enviar um documento para alguém na sua empresa.

fonte: HSM Blog

Esta ferramenta, muito utilizada nos escritórios e nas organizações antes da popularização da internet, caiu em desuso nos últimos anos, apesar de alguns dados apontarem que, no Japão, cerca de 40% das casas ainda a utilizem.

Essa foi apenas uma das mudanças que impactaram o ambiente corporativo, causada pelas transformações digitais. Nos últimos anos, as novas tecnologias tomaram conta das nossas vidas e transformaram tanto a cultura e o comportamento das novas gerações, que às vezes fica difícil imaginar como era o mundo antes delas – mas sim, ele existia e todo mundo conseguiu sobreviver sem a internet!

Por isso, para relembrar e refletir sobre como a tecnologia impactou, em tão pouco tempo, a comunicação corporativa, mudando completamente a forma de trabalhar, reunimos alguns comportamentos que foram afetados pela era digital:

1- Uma notícia levava mais tempo para ser disseminada

Vivemos um tempo caracterizado pela capacidade dos indivíduos de transferir e comunicar informações livremente e ter acesso instantâneo a informações que seriam difíceis ou impossíveis de se encontrar em outra época. Entretanto, antes da internet trazer rapidez para o compartilhamento de informações, as notícias eram disseminadas através de outras mídias: jornal impresso, rádio e TV.

Para você ter uma noção, na década de 30, os brasileiros precisavam ir até a porta das redações dos jornais para esperar pelos telegramas das agências de notícias para saber quem ganhou a Copa do Mundo, por exemplo.

Ou então, se alguma tragédia acontecesse no meio da tarde, você teria que esperar o jornal sair na manhã do dia seguinte para obter mais informações. É claro que conforme a tecnologia foi avançando, as mídias foram se tornando mais ágeis. Com a rádio e a TV, as informações chegavam mais rápido aos telespectadores do que por meio do jornal. Mas nada se compara à rapidez com que somos bombardeados por notícias, hoje, o tempo todo, pela internet, em tempo real.

2- A comunicação era mais cara a cara

De que maneira você se comunica atualmente com seu colega de trabalho? E-mail? Skype? WhatsApp? Algum outro aplicativo de mensagem instantânea? A pessoa pode estar sentada na sua frente e mesmo assim você prefere enviar uma mensagem por um desses meios do que tirar cinco minutos para ir falar pessoalmente com ela.
Esse comportamento se tornou comum nos dias de hoje, mas antes da internet não tinha como fugir. A comunicação era mais pessoal, feita frente a frente ou pelo telefone fixo. A tecnologia pode ter tornado essa comunicação mais rápida, mas ainda hoje há quem prefira a boa e velha conversa cara a cara.

3- O fax era o nosso e-mail, e os arquivistas, nosso HD

Como já mencionado acima, o fax era muito utilizado nas organizações, antes da invenção do e-mail, principalmente para o envio de arquivos. Esse processo permitia que o remetente usasse o aparelho para enviar o documento em tempo real pela rede telefônica, fornecendo ao destinatário uma agilidade maior do que o envio pelos correios.

Mas tanto documento e papelada precisavam de um lugar especial para se manter organizado e salvo, antes que o computador e sua memória externa tornasse esse processo mais fácil. Esse era o papel dos arquivistas. Esse profissional era responsável por manter a organização e o controle adequado de documentos, processos, cadastros, contas, fichas, entre outros tipos de papéis. Hoje, esse processo pode ser feito pelo computador e por meio de serviços de armazenamento em nuvens.

4- A habilidade de datilografar

Atualmente, digitar é um hábito tão normalizado que é como se você já tivesse nascido sabendo. Entretanto, numa época onde não existia computadores, a datilografia era uma profissão bastante popular, em especial na indústria editorial, administrativa e clerical. Eram poucas as pessoas que tinham a habilidade de manejar uma máquina de escrever. Grandes chefes, por exemplo, não digitavam. Eles costumavam ditar documentos que eram datilografados por suas secretárias ou escreventes.

De fato, a tecnologia veio para facilitar os processos e tornou o ambiente corporativo muito mais ágil!


Invista na qualidade da gestão e tenha mais resultados:

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

Fique por dentro de tudo que acontece na gestão!

Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.

Cadastre-se e receba semanalmente as melhores dicas e práticas de gestão no seu e-mail.
Para lhe auxiliar, preparamos e enviaremos no seu e-mail o e-book Guia de Planejamento Estratégico para 2020.