Blog - Últimas notícias

5 motivos para gerenciar as competências da sua organização

As competências vão determinar o que sua equipe consegue ou não executar e o que ela precisa aprender para por aquele projeto em prática ou executar determinado projeto.

Competências

Original em blogdaqualidade.com.br

por Davidson Ramos

Já falei bastante aqui no blog sobre a Matriz de Competências, sobre as características da ferramenta e sobre como montá-la. Hoje quero falar sobre a Gestão por Competências em si, e sobre o quanto isso é importante para o crescimento das empresas.

Afinal, o importante não é qual ferramenta você vai utilizar, mas sim que essa ferramenta garanta que as competências estejam adequadas aos objetivos que se quer alcançar. As competências vão determinar o que sua equipe consegue ou não executar e o que ela precisa aprender para por aquele projeto em prática ou executar determinado projeto. Por isso, hoje, quero falar sobre 5 motivos pelos quais eu acredito que vale a pena gerenciar as competências da sua empresa.

1 – Recrute com mais precisão

Ter um quadro claro das habilidades necessárias para o funcionamento dos processos da sua empresa facilita a contratação de profissionais qualificados, uma vez que é possível buscar nos candidatos as competências específicas de cada função. Com uma lista bem definida de habilidades, você pode direcionar melhor todo o processo seletivo, desde os canais de divulgação até o momento da entrevista.

Pode não ser adequado, por exemplo, divulgar uma vaga para desenvolvedor em um jornal impresso, haja vista que esse tipo de profissional geralmente é muito conectado. Além disso, durante a entrevista, as dinâmicas de grupo ou testes, você pode preencher o perfil dos candidatos com as competências que percebeu neles, sempre se baseando nas habilidades que o mapeamento definiu como importantes para a execução das tarefas. Isso direciona melhor o processo de contratação e ajudar a garantir que o profissional mais adequado seja contratado!

2 – Forneça treinamentos mais direcionados

Se as competências da sua empresa estiverem bem esclarecidas, você poderá identificar quais habilidades estão em maior defasagem em cada setor e atuar para reduzir esse gap. Também poderá direcionar melhor os treinamentos a competências que precisam ser adquiridas pelos colaboradores e que contribuam para a organização.

Por exemplo, se existem muitos projetos, ações ou tarefas em atraso na sua empresa, é possível atuar mais focado, direcionando o treinamento para resolver esse problema em específico. Você pode, por exemplo, disponibilizar cursos de Gestão de Projetos, Gestão de Tempo ou voltados às atividades, o que ajudará seus colaboradores a adquirirem competências que vão agilizar os projetos, ações ou tarefas em atraso.

3 – Construa times mais coesos

Imagine uma empresa com 1001 colaboradores, e você tendo que montar uma equipe de 10 pessoas para planejar e executar um plano de ação. Se não houver um processo de gestão de competências bem organizado, será muito complexo encontrar as pessoas certas e, pior que isso, a chance de o plano não dar certo é muito maior.

Agora, se você tiver um panorama geral das competências de cada membro da sua empresa, poderá escolher melhor quem está apto para desenvolver aquele projeto engavetado e formar times em que um membro complemente as deficiências do outro. Isso ajudará a formar equipes mais equilibradas, que entregam mais e, por consequência, alcançam resultados maiores.

4 – Estimule o aperfeiçoamento pessoal

Seu processo de gestão de competências tem de deixar claro para os colaboradores quais competências eles precisam para crescer na empresa. Quando isso não ocorre, o colaborador não sabe que especialidades vão melhorar suas entregas ou vão contribuir para sua trajetória dentro da organização.

Entretanto, se seus colaboradores souberem mais precisamente o que se espera deles, ou seja, quais competências são necessárias para melhorar os resultados da empresa, é mais provável que busquem cursos ou instruções de como fazer isso. Isso é um fator geral: o primeiro passo para qualquer ação é a consciência de que algo precisa ser feito. No nosso caso, o primeiro passo para que o colaborador busque aperfeiçoamento é a consciência de que determinada competência é necessária para sua empresa, e para ele.

Basta ter as competências mapeadas?

Cabe destacar que, nesse requisito, não basta criar um processo para a gestão das competências, é preciso que ele seja bem executado e, mais que isso, é vital que todos os colaboradores sejam realmente envolvidos nele. Puxando um pouco de ISO 9001:2015, é muito importante que a conscientização e a comunicação estejam intimamente atreladas a esse processo, pois só assim ele se tornará um fator cultural da sua empresa e, assim, estimulará o aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

5 – Atenda à ISO 9001:2015

Se até aqui você não se convenceu de que é importante gerenciar as competências da sua empresa, talvez a ISO 9001:2015 te convença! No item 7.2 Competência, a norma exige que:

  • as competências necessárias para execução dos processos sejam determinadas;
  • que se assegurem que as pessoas sejam competentes para o trabalho;
  • que os gaps de competências sejam resolvidos;
  • e que existam registros de que tudo isso foi feito.

Essas determinações existem porque a norma está preocupada com a execução dos processos, preocupada em conscientizar as empresas sobre a importância de torná-los mais ágeis e eficientes. É preciso que haja um conjunto de fatores para que isso ocorra, as pessoas são o principal deles, pois são elas que executam os processos. Como é possível ter um processo competente se as pessoas que realizam as atividades dele não são competentes para isso? Na minha opinião, não é possível.

Lembre-se: o todo é a soma das partes

Na maioria das vezes, o gerenciamento das competências até ocorre, mas de forma mais intrínseca e pessoal. Não há um processo estabelecido para fazer com que as competências sejam mapeadas e para refletir sobre elas. Isso torna mais difícil efetuar as contratações e montar times mais eficazes.

Entretanto, as competências são a chave para que você e sua equipe alcancem resultados cada vez maiores. Sua organização é a soma de tudo o que os seus colaboradores são, quanto mais alto o nível deles, mais alto o será nível da sua empresa. E gerenciar as competências é uma das maneiras de ter um time de profissionais incríveis!

 

interrogQuer saber mais sobre nós? 

Veja nossas opções de treinamentos
Veja nossas abordagens de consultoria 

 

Fique por dentro de tudo que acontece na gestão!

Informe o seu email abaixo e receba as nossas publicações.

ProValore Consultoria de Gestão e Desenvolvimento Gerencial | Fone 61 4042 3586 | Brasília - DF | e-mail contato@provalore.com.br - Enfold WordPress Theme by Kriesi