2 Questões rápidas para avaliar se a sua organização leva a inovação a sério

O sucesso futuro da sua organização, da sua equipe e até mesmo do seu emprego ou função depende da atualização da organização e criação de novos modelos de negócio e novas propostas de valor.

Adaptado de 2 Questions to Rapidly Assess How Serious your Company is about Innovation, por Nicholas Himowicz em strategyzer.com

1. Você tem autonomia para explorar, experimentar, falhar e tentar de novo?

O trabalho da equipe de inovação é buscar novos modelos de negócios e propostas de valor. Naturalmente que o fracasso faz parte desse processo. Portanto, os membros da equipe precisam se sentir seguros o suficiente para tentar coisas novas, ainda que a maioria das tentativas não dê certo.

Alex Osterwalder, da Strategyzer, defende fortemente uma abordagem de portfólio para a inovação. 
Numa abordagem de portfólio de inovação os projetos de inovação que se mostram viáveis continuam ganhando recursos e são mantidos e os inviáveis são descartados rapidamente, abrindo espaço para a experimentação em novos projetos.

Quando a organização não tem na sua estrutura as condições de experimentação da mudança e não impõe na sua cultura a mudança como regra, está comprovado que ela não leva a inovação a sério.
Muitas até dispõem de laboratórios de inovação mas a cultura bloqueia a inovação. É tudo teatro da inovação. Fingimento.

2. Você tem assessoria jurídica e apoio para a inovação? 

Nas organizações não orientadas à inovação, a assessoria jurídica e a área de conformidade são consideradas inimigas da inovação, porque elas simplesmente bloqueiam tudo que é diferente e que contraria o status quo da mesmice e continuidade, o tal “é assim”.

Para que a inovação possa ocorrer e não seja bloqueada é fundamental que pelo menos a assessoria jurídica entenda como a inovação funciona e esteja envolvida no processo de inovação a ponto de contribuir para o aproveitamento das oportunidades de mudança e melhoria.

O apelo é simples: a assessoria jurídica e as áreas de conformidade têm sim a responsabilidade de manter a organização segura, mas também tem a responsabilidade de garantir a sobrevivência da organização no longo prazo, o que só é possível explorando novas oportunidades.

Identifique se a sua organização está levando a inovação a sério observando a política e o comportamento das áreas de assessoria jurídica e de conformidade. Se elas estão presas no passado e preocupadas em garantir a continuidade no presente, a sua organização não tem futuro.

Melhore os resultados da sua organização com o nosso apoio especializado:

Veja nossas opções de treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial
Veja nossa abordagem e nossos diferenciais na consultoria e sugestões de projetos para melhoria de resultados 

Baixe agora o eBook gratuito:
Estratégias para a Transformação Digital 2024
e receba semanalmente as melhores dicas de gestão.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.